De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), 450 redes associadas operam com o sistema de microfranquias, o que representa 37% do total de afiliados. Em maio de 2020 eram 301 e, representavam 29% do total. Este crescimento, cerca de 50% em dois anos, é uma resposta à grande procura por modelo de negócios com investimento de até R$ 105 mil, a categoria referida.
Este modelo de negócio que existe no Brasil e em outros países, é operado, no geral, pelo próprio franqueado e conta com os mesmos benefícios oferecidos pelo sistema de franquia: know how e suporte para o crescimento e sucesso, além da segurança de contar com a força de uma marca já estabelecida no mercado, com uma estrutura que auxilia e oferece suporte no processo de abertura, ações de marketing e de divulgação do produto, entre outras vantagens.
“Muitas pessoas têm vontade e necessidade de empreender, mas não podem ou não querem correr riscos de começar do ponto zero. O franchising é uma boa alternativa. É uma forma de distribuir produtos ou serviços, criando uma rede de pequenos negócios, numa relação de ganha- ganha. Uma excelente opção para quem deseja ser o dono do próprio negócio, mas não sabe nem por onde começar”, diz o especialista Julio Segala.
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