O Núcleo de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (NEPEI) da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), entidade beneficente de assistência social, abre inscrições para o Programa de Residência Médica 2023 de quatro a 18 de outubro. Serão 45 vagas, distribuídas entre o Hospital Márcio Cunha (HMC), em Ipatinga, e o Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC), em Itabira. O edital com as informações completas e as inscrições clique aqui.
“A residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação, dentro de determinada especialidade, que quando concluída confere ao médico-residente o título de especialista. Tem duração variável, de dois a quatro anos” afirma o coordenador do braço saúde do Núcleo de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (NEPEI), Dr. Milton Henriques Guimarães Junior.
Todos os Programas de Residência Médica são credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação (CNRM/ MEC) e o processo seletivo é realizado pela Associação de Apoio à Residência Médica de Minas Gerais (Aremg). O processo seletivo será realizado por meio de prova geral de conhecimentos médicos no dia 4 de dezembro. A divulgação do resultado está prevista para o dia 27 de janeiro de 2023. O início do programa será em primeiro de março de 2023.
Para o HMC serão destinadas 39 vagas, em 14 programas nas áreas de anestesiologia, cardiologia, cirurgia geral, clínica médica, ginecologia e obstetrícia, medicina de emergência, medicina de família e comunidade, medicina do trabalho, medicina intensiva, neonatologia, oncologia clínica, ortopedia e traumatologia, pediatria e radioterapia. Em Itabira, o HMCC será duas vagas para o programa em clínica médica e duas vagas para medicina intensiva.“É uma etapa fundamental na formação do profissional, fornecendo à sociedade médicos que passaram por um processo de aprimoramento técnico e científico na especialidade de interesse. A FSFX conta com programas de residência há pouco mais de 20 anos, oferecendo dos residentes um vasto campo de aprimoramento, em uma estrutura de atendimento adequada, e sob supervisão de médicos preceptores que são referências em suas especialidades”, conclui o Dr. Milton Junior.
Deixe um comentário