A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu “Segurança de Medicamentos” como tema do Dia Mundial da Segurança do Paciente, lembrado neste sábado (17). No ambiente hospitalar, a segurança do paciente é um conjunto de ações que os profissionais realizam para assegurar que não ocorram erros durante o atendimento. A prática envolve processos com foco no melhor resultado possível ao paciente, desde a entrada até o momento da alta hospitalar.
E setembro é o mês em que profissionais de todo o mundo destacam nas unidades onde atuam as práticas que buscam garantir atendimento seguro aos seus pacientes. A OMS estabeleceu seis metas que ajudam os profissionais a evitarem práticas que possam comprometer os cuidados aos doentes. Essas metas estipulam processos para identificar o paciente corretamente, além de melhorar a comunicação entre os profissionais e a pessoa atendida.
Envolvem a segurança dos medicamentos e asseguram que as cirurgias ocorram de forma adequada, aplicando o procedimento correto. As outras duas metas buscam diminuir os riscos de infecções e, também, demais danos ao paciente, como as quedas e lesões de pele. As ações de prevenção de riscos são voltadas aos pacientes. Portanto, ele deve participar ativamente de seus cuidados.
“A segurança do paciente é importante porque ajuda a evitar falhas no cuidado. São etapas que todos os profissionais precisam realizar durante o atendimento”, resume Ana Lígia dos Santos, especialista em segurança do paciente. Ela atua na Pró-Saúde, entidade filantrópica responsável pela gestão de hospitais em várias partes do país e também ensina que, ao adotar medidas de padronização, os atendimentos ganham em qualidade.
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