A campanha “Setembro Amarelo,” destaca a luta contra o suicídio, promoção do bem-estar e da saúde mental. Motivados pelo tema, no dia 15 de setembro, em dois expedientes, os alunos e colaboradores do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) Itabira realizam a 1ª Caminhada Setembro Amarelo, com objetivo de conscientizar sobre a causa. Essa campanha brasileira tem a finalidade de prevenir o suicídio, iniciada sete anos. O mês foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, 10 de setembro é comemorado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
“O setembro amarelo é uma luta que precisa de um forte enfrentamento e engajamento, já que ainda há muito tabu para falar sobre o adoecimento mental. Por muitos anos, nossa cidade teve índice de suicídios acima da média do estado, então é um assunto que requer atenção e cuidado. Devemos nos sensibilizar e incentivar iniciativas para melhora do bem-estar, autocuidado e promoção da saúde mental. Convidamos todos a participarem da nossa ação e esperamos fazer um lindo movimento”, explica a docente do Senac, Nayara Grisolia.
A caminhada acontecerá em dois turnos, 9h e 14h, e nestas edições a concentração ocorrerá na praça Doutor Acrísio de Alvarenga, próximo a sede da instituição de ensino. Os participantesvão seguir até o destino no Terminal Rodoviário Genaro Mafra, e depois retornam a concentração de origem. A movimentação conta com apoio da Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita), para organização e segurança. O Senac também convida as pessoas interessadas a vestirem roupas amarelas, fazendo alusão ao movimento, utilizar balões e apitos.
Deixe um comentário