Formação gratuita em tecnologia não exige diploma e estimula carreira

O Grupo FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação, vem aumentando sua participação nos setores em que atua, como varejo, saúde, seguros, banking, e indústria de transformação, entre outros. Com isso, cresce também a demanda por novos funcionários, um desafio, já que o setor de tecnologia tem mais abertura de vagas do que formação de profissionais. Segundo a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), mais de 60% das vagas abertas no setor até 2025 podem não ser preenchidas por falta de pessoal.

Para incentivar a formação de mão de obra e dar oportunidade a quem deseja ingressar na carreira de tecnologia, o Grupo FCamara promove, há cinco anos, o Programa de Formação. Além de ser gratuito e remunerado, não é exigido do candidato que ele tenha diploma universitário. Com isso, o setor se torna mais acessível para todos que sonham em trabalhar na área. Somente em 2021, foram 11 mil inscritos. Os participantes, além de terem a chance de efetivação dentro da própria FCamara, também podem ser absorvidos por empresas parceiras e clientes do Grupo.

“O Programa possibilita a efetivação tanto na FCamara como em outras empresas, já que prepara o profissional para seguir carreira de forma independente. Esse aprendizado se dá dentro do Grupo, desempenhando e aprendendo na prática o que um profissional do setor de tecnologia faz. Além das habilidades técnicas, são trabalhados aspectos de relacionamento, comunicação e filosofia e os participantes também têm acesso a diversos cursos, como liderança, além de coaching com o próprio fundador do Grupo”, conta Joel Backschat, CIO do Grupo FCamara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *