Envelhecimento da população aumenta preocupação e demanda nos serviços de cuidado com idoso
A inversão da pirâmide etária, caracterizada pela porcentagem cada vez maior de idosos entre a população, é um fenômeno já previsto entre os especialistas e que tem avançado de forma rápida no Brasil. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos últimos 10 anos essa faixa da população aumentou cerca de 30%. Especialista avalia que a preocupação com soluções e profissionais que foquem em promover bem estar e qualidade de vida à terceira idade era uma realidade em crescimento e a ocupação de cuidador já caminhava como uma das profissões da área da saúde com mais demanda. O impacto maior da pandemia sobre esta população intensificou este fenômeno:
“O cenário que identificamos durante a pandemia mostra que a procura pelo profissional cuidador tem sido ainda maior e leva em conta dois fatores principais. O primeiro é a preocupação em evitar hospitalizações prolongadas por outras patologias, com receio da contaminação com o vírus SARS-Cov-2 nesses ambientes. Nesse aspecto, se destacam soluções de cuidado domiciliar, com o surgimento de várias empresas de home care. O segundo aspecto é a recuperação de pacientes críticos devido à doença, que passaram por procedimentos como intubação e sedação e que agora necessitam de cuidados domiciliares especializados para melhor reabilitação”, destaca a docente na área de saúde, Nayara Grisolia.
Curso de Cuidador de Idosos
O Senac em Itabira está com vagas gratuitas para o curso de Cuidador de Idosos, através do Programa Senac de Gratuidade (PSG), voltado para pessoas de renda familiar mensal per capta, de dois salários mínimos. É necessário ter idade igual ou superior a 18 anos e possuir ensino fundamental completo. As vagas são limitadas e por ordem de inscrição por chegada. Os cursos têm início previsto para 30 de agosto, e será realizada de forma presencial de segunda a sexta-feira, no turno da tarde. As inscrições devem ser realizadas presencialmente na unidade localizada na praça Doutor Acrisio Alvarenga, 7, Centro. Informações pelo telefone: (31) 3067-4053 (whatsapp).
Deixe um comentário