O presidente do Sindicato Metabase de Itabira e Região, André Viana Madeira será reconduzido ao cargo de presidente. Ele obteve 1094 votos, ou seja, 93% de aprovação dos votos apurados nesta sexta-feira (12). Foram 1196 associados que participaram da escolha, por meio do voto secreto, durante três dias de pleito. A eleição movimentou a sede e minas das empresas do segmento, entre outras entidades, que receberam as urnas. A chapa única “União Para Evoluir” foi apoiada por diversos grupos que representam os profissionais de mineração: Stefem (Maranhão), Metabase Carajás (Pará), Metabase BH, Metabase Mariana, Asprev e Aposvale.
“Confesso que foram dias cansativos, mas valorosos. Destaco a democracia da eleição, com oportunidade para todos participarem com suas chapas, mas que ao final somente a nossa foi inscrita. Isso só demonstra que nosso trabalho foi aprovado, e não houve interesse de composição de chapa na oposição. Desde o início da nossa gestão, fiz questão de manter o diálogo com os trabalhadores, às vezes nas portarias, nas minas, sempre dialogando. Trouxe-me experiência e conhecimento das necessidades do ‘chão de fábrica’. Acredito que me cacifou a representar os trabalhadores, e lutar pelos seus direitos e anseios, junto ao patronato,” confessou o presidente reeleito.
“Houve um aumento de 750 vagas de emprego somente na Vale. Atuação como membro do Conselho de Administração da Vale, fortalecendo a representatividade dos trabalhadores; mais de 160 milhões de reais em cartão alimentação e 750 milhões em salários reajustados; revitalização da sede Campestre com asfaltamento, pintura de quiosques, reformas diversas; melhoria nos planos de saúde das empresas, diversas ações judiciais vitoriosas que reverteram em ganhos financeiros para os associados e não associados; os menores reajustes no plano de saúde Pasa dos últimos 15 anos, inclusive com reajuste zero no pior do ano da covid-19, enfim, difícil enumerar todo o nosso trabalho,” acrescenta.
André Viana traçou o seu futuro. “Pesquisas mostravam que nossa aprovação era de 68%, um atestado de bom trabalho. Quero continuar nossas ações, elas me reelegeram, mas quero também fazer ainda mais. Reforçar a representatividade em todas as áreas operacionais, aumentar a presença dos diretores junto ao trabalhador; continuar a luta contra a precariedade do ambiente de trabalho, ou seja, desde os banheiros, vestiários, restaurantes e elevadores, até as minas, usinas, pátios e oficinas, tudo tem de ser melhorado; vamos continuar combatendo as demissões e a terceirização nas empresas, fortalecer a participação dos funcionários nos lucros da PLR, enfim, muita coisa ainda para fazer,” disse.
As eleições do Sindicato Metabase foram para a escolha dos membros da diretoria executiva, do conselho fiscal, do conselho de delegados representantes e do conselho consultivo para o quadriênio 2022-2026. O Metabase Itabira é o maior Sindicato da região, e um dos maiores de Minas Gerais. Tem sua base territorial abrangendo 30 cidades com representatividade em cerca de 20 mil trabalhadores. O ato de nomeação da nova diretoria e recondução ao cargo de presidente, ainda não tem data marcada.
“Sinto-me recompensado pelo apoio de tanta gente. Aproveito para destacar duas personalidades: o “Sô Olavo Couto”, de 94 anos e “Seu Nicota”, com 96, assim como meu pai, com 82 anos, mostraram o que é ser participativo nas causas de interesse dos trabalhadores. A vinda deles à sede para votar me motiva, mas acima de tudo, me emociona. Agradeço a comissão eleitoral e os mesários, sem nenhuma ligação com o Metabase, independentes e experientes em eleições sindicais. Disse que os funcionários do Sindicato são sempre destaque positivo na condução de qualquer evento e que deve muito a eles, seja pelo compromisso, seja pelo engajamento,” concluiu o líder sindical.
Deixe um comentário