Abrir um negócio foi uma das saídas para muitas pessoas em tempos de crise. É fácil imaginar que centenas de empresas ainda não estão legalizadas no Brasil. Mas é preciso sair da informalidade para ter acesso aos benefícios e cumprir com as obrigações tributárias. Para tal, Cláudio Lasso, e CEO de consultoria contábil, explica sobre os riscos que o empreendedor corre ao manter a empresa na informalidade.
“Para os autônomos que desejam legalizar seu negócio, é necessário a contratação de um contador para efetuar a abertura da sua empresa e também efetuar os estudos necessários para verificar se o local de atuação da empresa é compatível com a legislação local e as atividades fins são compatíveis com as regras comerciais, fiscais e contábeis. O profissional contábil tem a capacidade de organizar isso e também efetuar um planejamento completo para a abertura e regularização do negócio”, explica Cláudio Lasso, assessor contábil.
Os que possuem uma empresa irregular, o melhor a fazer é um diagnóstico e levantamento fiscal e legal e revisão das condições contábeis e jurídicas, segundo o contador. Lasso diz que o empreendedor ou o contribuinte que está com seu negócio ou atividade irregular está assumindo o risco do fechamento do seu negócio e penalidades federais, estaduais e municipais. Para legalização é necessário organização nos órgãos públicos.
Deixe um comentário