A Prefeitura de Itabira decidiu prorrogar, pelo menos até o dia 31 de julho, a obrigatoriedade no uso de máscaras faciais em locais fechados. A obrigatoriedade terminaria nesta quinta-feira (30). O novo decreto foi publicado nesta sexta-feira (1º). A medida protetiva foi estabelecida diante do atual cenário de aumento no contágio da covid-19. A decisão de prorrogar o decreto foi tomada considerando o número médio de transmissão do coronavírus por infectado (RT), que em Itabira se mantém acima de 1%.
O último dado registrado, dia 23 de junho, ficou em 1,44%. Por este motivo, a Comissão Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus (CMEC) definiu como adequada a continuidade no uso de máscaras em ambientes fechados, pelo período determinado. A medida é preventiva e pode ser reavaliada de acordo com o cenário. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nesta quinta-feira (30), 692 pessoas estavam no isolamento domiciliar, e 59 pessoas tiveram a contaminação confirmada nas últimas 24h.
Para diminuir o risco de contágio, o Pronto Socorro Municipal de Itabira (PSMI) implantou medidas mais rigorosas, para intensificar as barreiras de segurança para pacientes, familiares e colaboradores. A partir desta sexta-feira (1º), somente terão direito à acompanhantes os menores de 18 anos, pessoas acima de 60 anos ou pacientes que necessitam de cuidados especiais. Com coronavírus em Itabira, são 13 pacientes na enfermaria (dois da região), e oito internados em leitos para quadros mais graves (cinco de Itabira). Os números são referentes a unidades públicas, e de convênios/particulares.
Deixe um comentário