Caso clientes da Cemig recebam a visita de técnicos da companhia, no intuito de trocar o medidor de energia instalado, saiba que a ação é legítima e faz parte dos serviços de rotina da empresa. Já foram trocadas quase 100 mil unidades do equipamento de janeiro a maio deste ano, e a Cemig ainda vai visitar mais 500 mil unidades consumidoras nos próximos meses, alcançando 600 mil medidores. O objetivo da ação, com investimentos de R$ 50 milhões, é proporcionar benefícios para os clientes e a companhia, como a agilidade e segurança do processo de medição e leitura, além de facilitar o acompanhamento por parte dos consumidores.
A substituição dos medidores está amparada pelo artigo 228 da resolução Aneel 1000, de 2021, que prevê que a distribuidora “é responsável por instalar, operar, manter e arcar com a responsabilidade técnica e financeira dos medidores e demais equipamentos de medição para fins de faturamento em unidade consumidora e em distribuidora a ela conectada”. Desta forma, somente na capital e na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) serão 120 mil equipamentos substituídos pela Cemig, totalizando um investimento na região de aproximadamente R$ 10 milhões por parte da companhia.
Em outra iniciativa, a Cemig também tem expandido seus investimentos nos chamados “medidores inteligentes”, no sentido de buscar uma maior eficiência operacional e o contínuo aprimoramento tecnológico de seus ativos. Desta forma, paralelamente à substituição dos medidores obsoletos por modelos modernos, a companhia também vem instalando, desde setembro do ano passado, esse tipo de equipamento em algumas unidades consumidoras da RMBH. Trata-se de um tipo de medidor que possui recursos diferenciados, que visam atender os clientes de forma mais eficiente.
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