O presidente do Sindicato Metabase de Itabira e Região André Viana, membro do Conselho de Administração da Vale S/A, convidou o presidente do colegiado da empresa, José Luciano Penido e membros do Comitê de Sustentabilidade e Inovação para uma reunião com moradores dos bairros Bela Vista e Nova Vista, impactados pelas barragens. O encontro aconteceu terça-feira (30), um dia antes da empresa completar 80 anos e teve como pauta a reparação pelos danos causados aos moradores, e sua possível remoção.
“Considero como uma grande missão… Ela partiu da necessidade que urge na solução dos conflitos que precisam ser resolvidos de vez com os moradores, além de ouvirem da empresa, a atual realidade e os compromissos que estão sendo acertados para que a comunidade sofra o menor impacto possível com as barragens e, se necessário, a remoção de suas residências para áreas mais seguras de forma justa e responsável,” comentou André Viana.
A vinda do comitê à Itabira, promovida pelo presidente do Metabase, visa aproximar a realidade da comunidade à empresa.“Para minimizar riscos e impactos nas operações e nas comunidades, ela tem utilizado tecnologias para gestão e monitoramento das barragens em Itabira. Um exemplo são os centros de monitoramento, que acompanham as barragens e outras estruturas 24h/dia,” informou o sindicalista.
O Comitê tem como um de seus objetivos avaliar projetos e iniciativas, bem como as propostas de investimentos da sociedade sob a ótica da sustentabilidade e da inovação, além de formular possíveis recomendações ao Conselho de Administração. André ressalta que o Comitê de Sustentabilidade coordena o relacionamento e a interação com o Conselho de Administração e, quando necessário, com a Diretoria Executiva da Vale.
“É a ligação direta da comunidade com a Vale, com os componentes da Diretoria Executiva. Resolvemos intermediar este encontro com os moradores. Eles tiveram a oportunidade de falar com os representantes da empresa, expor algumas situações que o Metabase anotou e vai cobrar as respostas. A reunião não será em vão e em breve traremos as respostas à população,” destaca André.
André Viana está desde 30 de maio visitando, junto ao presidente do Conselho de Administração da Vale e Comitê de Sustentabilidade e Inovação, as barragens em Minas. “Tenho cobrado, insistentemente, rapidez nas informações, no retorno da empresa aos questionamentos da população. Não podemos deixar tantas famílias com a sensação de um futuro incerto. Celeridade nas informações, solidariedade, empenho da empresa imediato”, explica o presidente do Sindicato Metabase.
Os membros do grupo verificaram as estruturas. Diversos projetos sociais são realizados baseados na contenção e descaracterização das barragens. Alguns dos locais visitados: Vila do Gongo, Mina de Gongo Soco, (área evacuada) e estrutura a jusante em Gongo Soco (Barão de Cocais); reassentamento da Comunidade de Bento Rodrigues (Mariana – Fundação Renova); comunidade Antônio Pereira (Ouro Preto); Barragem Doutor; e Macacos, Jardim Canadá e barragens B3 e B4 (Nova Lima).
Deixe um comentário