Nesta sexta-feira (29), 230 profissionais dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) participaram de treinamento promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME). O encontro foi realizado na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) e teve como tema “1ª Infância em Foco”. O objetivo do encontro é fortalecer as práticas educacionais para o atendimento das crianças com seis meses a três anos de idade. Monitores, auxiliares, coordenadores e especialistas dos CMEIs participaram de discussões para a implantação de práticas pedagógicas criativas.
A programação contou com palestras com os seguintes temas: “A vida pede pausas”, com a diretora de acompanhamento didático-pedagógico, Edilamar Figueiredo; “Arte para crianças bem pequenas”, com a professora e mestra, Sandra Duarte; “Aprendendo a amar – o racismo na escola”, com as professoras Ana Paula Brandão e Valéria Alves; “Brincar, cuidar e o educar na educação infantil”, com a assessora pedagógica das editoras Ática, Scipione e Saraiva na rede pública de ensino, Eloisa Maria Lopes Guimarães.
“Essa capacitação é de imensa importância porque a gente precisa estar sempre reciclando nossos conhecimentos. Isso abre nossos horizontes, nosso entendimento para acolher as crianças cada dia melhor”, contou auxiliar de creche Elenice Magalhães Rocha Santiago, na rede municipal há 11 anos. A finalidade foi capacitar os profissionais para melhorar a formação integral das crianças e construir novos conhecimentos e concepções. A gestora da SME, Laura de Souza Silva, explicou que treinamentos é uma estratégia do governo para uma educação de qualidade em Itabira.
“O governo pretende dar um salto de qualidade na educação infantil e no atendimento das creches aqui de Itabira. Essas formações são rotineiras, trabalhamos com formação contínua e continuada. Hoje é o momento da educação da primeira infância, mas temos também já programados encontros com demais profissionais, do Fundamental I e II. As formações acontecem ao longo de todo ano, de forma permanente buscando sempre qualificar nossos profissionais para um patamar de excelência, para que eles possam trabalhar com os alunos dentro da melhor forma possível”, disse Laura Souza.
Deixe um comentário