Nesse período de abertura, a expectativa de vendas para esse Dia das Mães está positiva. A projeção dos comerciantes é que as vendas sejam muito maiores do que nos últimos anos. Mesmo assim, depois de um período de crise, a população está mais precavida e consciente para o período. Contudo, o período vivido trouxe novos significados para pessoas, atualmente o fator da saúde e estar próximo de quem amamos é prioridade, além disso se tem a preocupação financeira, pois nas crises tiremos aprendizados.
Mesmo assim, é normal que os filhos queiram dar o melhor presente às suas mães. Entretanto, segundo o PhD em Educação Financeira, Reinaldo Domingos, presidente da DSOP Educação Financeira, essa data traz preocupações. “O Dia das Mães é muito significativo para as pessoas. Assim, os filhos querem dar o que as mães desejam mesmo sem ter condição financeira para isso, resultando em endividamento, não é à toa que essa é uma das melhores datas para o comércio, ficando atrás apenas do Natal”.
“Neste momento é muito importante estar educado financeiramente, para saber aproveitar esses momentos sem se endividar ou se frustrar por nunca conseguir comprar o que deseja. O caminho é simples: planejamento. Com ele é possível decidir com antecedência o presente que quer dar a mãe, pesquisar e poupar para comprá-lo, de preferência à vista, conseguindo desconto e, assim, economizando. Uma das dicas é: saber quanto poderá gastar, analisando e fazendo um diagnóstico financeiros primeiramente.”, explica Reinaldo Domingos.
Deixe um comentário