A administração pública municipal de Itabira se manifestou em nota, sobre denúncia de risco nas estruturas do ponto turístico na Praça do Areão. O arco sobre a Maria Fumaça sofreu com o tempo, a deterioração natural e a depredação de vândalos, o que contribuiu para sinais de agravamento. Conforme o comunicado, a situação está sendo acompanhada e até então, não há risco para os frequentadores do espaço público. Vídeo de morador circulou nas redes sociais no final de semana, pedindo intervenções.
“A Prefeitura de Itabira informa que vem monitorando a estrutura do arco da Praça do Areão há alguns meses. A parte deteriorada consiste na ‘casca’ do monumento. O arco como um todo não corre risco de queda. Uma vistoria realizada por engenheiros da Secretaria Municipal de Obras, Transporte e Trânsito (SMOTT) já foi realizada. Além disso, a Prefeitura solicitou à Vale um laudo sobre o espaço, uma vez que o local foi construído pela mineradora,” explica em nota.
Ainda conforme o comunicado, distribuído nesta segunda-feira (21), por ser um monumento tombado pelo Patrimônio Histórico, a Prefeitura de Itabira já iniciou os trâmites para o processo de restauração, que precisará ser feito por uma empresa especializada. “A ação está em andamento sob os cuidados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), por meio da Diretoria de Patrimônio Histórico, e envolverá também a reforma da locomotiva e a construção de uma guarita no local,” explicou.
Deixe um comentário