A pandemia trouxe mudanças de comportamentos em toda a sociedade. Uma delas foi o aumento do interesse em cursos de graduação na área da saúde, como, por exemplo, farmácia. Essa constatação veio de uma pesquisa realizada em vários países, inclusive no Brasil. De acordo com o levantamento, 67% dos pais brasileiros revelaram ter percebido aumento de interesse por parte dos filhos em assuntos relacionados à ciência com o surgimento da pandemia. No Centro Universitário Una Itabira, o curso de Farmácia tem duração de nove semestres, com uma carga horária que permite uma formação completa em um tempo adequado.
“A Una também foca na atuação do profissional no mercado, sendo o currículo direcionado para que o aluno se prepare desde o início. Farmácia é um curso da área da saúde muito abrangente, que forma profissionais completos, generalistas, com consciência social e prontos para atuar nas diversas áreas competentes ao profissional farmacêutico”, revela Ubiratan Pouzas, coordenador de área de saúde da Una Itabira. O aluno que pretende ingressar no curso de Farmácia, geralmente tem afinidade com as ciências biológicas, a química e a física, uma vez que esses conhecimentos são utilizados para construir uma base sólida para os conteúdos específicos do curso como farmacologia, farmacotécnica e bioquímica clínica.
Quem opta pela carreira de farmacêutico ganha habilidades que lhe permite identificar as reações que determinadas substâncias exercem em nosso organismo; pode formular cosméticos e produtos de higiene; analisar a composição e controlar a qualidade de alimentos industrializados; examinar e testar novos componentes e princípios ativos. De acordo com Conselho Federal de Farmácia, existem mais de 100 áreas de atuação como acupuntura; auditoria farmacêutica; banco de sangue; banco de órgãos; controle de pragas urbanas; farmácia veterinária; fitoterapia; e toxicologia forense; entre outras.
Deixe um comentário