A Prefeitura de Itabira criou o comitê de zeladoria para centralizar e executar serviços emergenciais. O programa integra ações de limpeza, conservação e urbanização, desenvolvidas pelas secretarias municipais, de Desenvolvimento Urbano (SMDU), Meio Ambiente (SMMA) e Obras, Transporte e Trânsito (SMOTT), Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), e Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb).
Após mutirão no Gabiroba, o comitê seguiu com novas ações, como: tapa-buraco, atendimento do Saae, educação ambiental, roçada e capina. Mas, ainda em fase de implantação e devido às chuvas, a zeladoria atuou em diversas ocorrências registradas na cidade. Concomitante às ações do mutirão, a SMOTT e o Saae, focam na resolução dos problemas de infraestrutura evidenciados pelas últimas pancadas de chuvas.
Até o momento, a equipe já catalogou mais de 400 buracos que precisam de solução imediata e uma frente de trabalho foi montada com esse propósito, levando em consideração os pontos mais críticos e de maior movimentação de pedestres e veículos. Nesta semana, o comitê finalizará os serviços no Gabiroba e entrará com ações no Centro Histórico, no Campestre, e nas avenidas Integração, e Mauro Ribeiro Lage.
Faz parte do rol de serviços do programa, a campanha “Responsabilidade Compartilhada”, que tem como objetivo sensibilizar a população sobre separação, acondicionamento e disposição do lixo, estimulando a prática da coleta seletiva. A campanha é realizada de porta a porta pelas equipes da Itaurb e da SMMA, liderada pelo educador ambiental da empresa pública, Leomar de Brito.
Deixe um comentário