Teve início nesta terça-feira (28) o mutirão para testagem de assintomáticos com o intuito de evitar a proliferação do coronavírus neste período de festas e confraternizações de fim de ano. No total serão sete mil avaliações pelo método antígeno. A secretária municipal de Saúde, Luciana Sampaio, seu o start no programa no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), na região central, e depois percorreu os demais pontos. Os testes estão disponíveis até quinta-feira (30) em nove unidades, distribuídas em postos estratégicos. A secretária avaliou a iniciativa de testagem, como importante, mas alerta que os cuidados com a higiene e saúde precisam ser mantidos, mesmo com o resultado negativo do teste.
“Você não está positivo, mas pode positivar. A testagem é uma tranquilidade. Porém, o uso de máscara, a higine com as mãos e demais cuidados precisam ser mantidos. Com a testagem estamos exercendo a cidadania, estamos nos cuidando e cuidando do próximo. É pensar no coletivo”, conclui. Ainda temos, infelizmente, muita gente que não voltou nem para tomar a segunda dose, e olha que já estamos na dose de reforço, que é a terceira. As vacinas já se mostraram eficazes, basta olhar a queda nos números. Então, a gente faz novamente o apelo: vacinem-se”, destacou a gestora de saúde.
Para o público interessado, basta comparecer aos pontos do mutirão. Os testes serão realizados por ordem de chegada, de 8h às 17h. O método apurado via partículas nasais oferece o resultado em poucos minutos. “Resolvemos pontualmente testar os assintomáticos porque o vírus está circulando, pouco, é verdade, mas ainda está aí. Temos que dar mais segurança para a população. Chega a época de final de ano, mesmo que a cidade e o país estejam com a pandemia mais controlada, tem as viagens que vão acontecer, tem as comemorações, então é para dar mais segurança neste momento”, disse Luciana.
Para a testagem de sintomáticos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue a orientação do Ministério da Saúde e continua com os testes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Pronto Socorro Municipal de Itabira. A aposentada Vanilda Carmo Batista compareceu ao CEO para participar do mutirão e saiu feliz da vida com o resultado negativo. “Na minha família teve caso de Covid, o meu irmão. Eu estive junto dele, mas, graças a Deus, não peguei. Então, logo que vi a divulgação resolvi fazer o teste. Nunca tinha feito, foi a primeira vez. Acho importante para prevenir, eu também estou querendo viajar e já vou com exame pronto. Eu recomendo fazer, já até mandei no WhatsApp para várias pessoas”, disse.
Os locais onde acontece o mutirão:
- Escola Municipal Pedreira do Instituto (Pedreira);
- Escola Municipal Esther Pereira Guerra (Gabiroba);
- Escola Municipal Nico Andrade (João XXIII);
- Farmácia Municipal Central (vila Santa Izabel);
- Terminal Rodoviário Genaro Mafra (Centro);
- Centro de Especialidades Odontológicas (CEO);
- Pronto Socorro Municipal de Itabira (PSMI);
- Unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) de Ipoema; e
- PSF de Senhora do Carmo.
Deixe um comentário