No dia 14 de dezembro, o mutirão para emissão de carteira de identidade em Itabira recebeu centenas de pessoas, na ação realizada no estacionamento da Câmara Municipal, através do Instituto de Identificação da Polícia Civil. O delegado regional Helton Cota Lopes, não crê que a demanda seja completamente absorvida, mas haverá considerável redução dos pedidos necessários para atender a população nesse serviço. “Creio que sim, porque todos que comparecem com a documentação apta foram atendidos”, disse o policial.
A ação é realizada com 15 servidores do Instituto de Identificação da Polícia Civil de Belo Horizonte e a ajuda de colaboradores da Câmara. Houve procura tanto para emissão da primeira, quanto da segunda via do documento. O atendimento, que era previsto para até 17h, teve que ser estendido diante da procura. Helena Gomes de Paula, moradora do bairro Amazonas, levou a mãe, Lucinda Félix Ferreira Gomes, de 86 anos, para participar do mutirão. “Chegamos bem cedo, fomos muito bem atendidas, foi bem tranquilo”, disse Lucinda.
“Existe uma grande demanda reprimida pelo fato de muitas pessoas estarem chegando à cidade para fins de emprego, sendo contratadas por mineradoras. A produtividade dos Postos de Identificação de Itabira (Câmara e Delegacia) é naturalmente elevada. Então, naturalmente, nossa produção já é elevada. Esperamos desafogar a demanda reprimida com o mutirão e, com nossa produção natural, dar prosseguimento no restante deste ano e no ano que vem”, comentou o delegado.
Após a conclusão do procedimento, quinta-feira (16), a equipe irá para a cidade de Barão de Cocais. Apenas no primeiro dia, foram confeccionadas 420 carteiras de identidade em Itabira. A produção diária normal nos postos de identificação gera 40 documentos. Magna Martinha Pacheco Felipe levou o filho Rian, de nove anos, para fazer a primeira via da carteira de identidade. “Chegamos por volta de 6h, sou moradora do Gabiroba e estávamos precisando muito de uma oportunidade como esta”, comentou.
O presidente do Legislativo, Weverton “Vetão”, lembrou que a carteira de identidade é um dos documentos essenciais. “Quem precisa de um emprego, vai fazer concurso ou se inscrever no Enem, por exemplo, precisa do documento. O primeiro dia de mutirão foi além do que imaginávamos. Quatrocentos e vinte itabiranos foram contemplados com a emissão de identidades, foi marcado também pela organização e participação popular. Quero ressaltar também o trabalho de destaque e empenho da Polícia Civil”, frisou Vetão.
Deixe um comentário