Mais de 8000 empresas de todo Brasil que já utilizam o Rede de Carreiras poderão fazer a gestão do processo seletivo inteiramente dentro serviço
Segundo pesquisa da multinacional de soluções digitais Doodle, 83% das empresas já estão preparadas para conduzir um processo de seleção totalmente virtual. O estudo da empresa brasileira Infojobs corrobora com a ideia e aponta que 61% dos profissionais de recrutamento e seleção já utilizam dados extraídos de plataformas digitais para tomar decisões na sua área. As pesquisas condizem com a realidade da cada vez mais ampla utilização da tecnologia nos processos corporativos, inclusive para seleção de colaboradores. Hoje, do envio de currículo às avaliações tudo pode ser feito, de forma extremamente eficiente, com a intermediação de uma tela.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), por meio da plataforma Rede de Carreiras, já permite que empresas e candidatos interajam em seus processos de recrutamento de forma digital desde julho de 2014. Sempre atento às mudanças que este cenário apresenta, não parou por aí. A partir de agora, a instituição disponibiliza a recrutadores e candidatos ainda mais opções neste processo por meio do novo portal para o serviço, com funcionalidades que irão promover ainda mais conexões em diversas oportunidades.
“O Rede de Carreiras não é apenas uma plataforma que conecta empresas a profissionais em busca de uma oportunidade de trabalho, e, sim, uma ferramenta que permite subsidiar alunos, egressos e profissionais com condições de desenvolverem a sua trabalhabilidade e empregabilidade, pautando em ações que levem em consideração as suas experiências de vida, profissionais e acadêmicas. Para isso, focamos em inovação, trabalho em equipe, unicidade para trazer soluções de gestão de carreiras para gerar possibilidade ainda maior de alavancar trajetórias profissionais e impactar positivamente nas empresas”, explica a Coordenadora de Experiência do Cliente do Senac, Roberta Teixeira Leão.
Novas funções
Entre as novas funções do portal para os interessados em uma oportunidade profissional estão uma busca mais intuitiva de vagas a partir de filtros como cidade, cargo, tipo de vaga, área profissional, local, além de pesquisa por palavras-chave, bem como a criação de alertas para oportunidades que estejam dentro do perfil cadastrado. Para qualificação das candidaturas, os interessados também têm um espaço para receber mentorias, orientações profissionais, encontro com as empresas e realização de atividades simuladas, como entrevistas, elaboração de currículo, com possibilidade de feedback de profissionais do Rede de Carreiras, além de um blog sobre gerenciamento de carreiras.
Plataforma para as empresas
Já os profissionais de Recursos Humanos que utilizam a plataforma também contam com um novo sistema de busca e filtragem de currículos por categorias como cidade, formação, experiência, se o candidato é pessoa com deficiência, disponibilidade para viagens, disponibilidade para mudança de cidade, entre outras. Após a seleção, o processo pode continuar dentro da plataforma e as empresas podem disponibilizar processos de seleção on-line, tais como testes, questionários e provas. Além disso, o Rede de Carreiras vai apoiar as empresas na criação e desenvolvimento de programas de diversidade e inclusão.
Um dos gestores que utiliza a plataforma é o empreendedor Maurício Rodrigues, que há quatro anos recorre ao Rede de Carreiras para selecionar pessoas para sua empresa de beleza e serviços estéticos, que atua há 19 anos na capital mineira: “O Rede de Carreiras é um serviço muito válido para acelerar o processo de capitalização de profissionais bem posicionados na área de beleza no geral, o que facilita a seleção. A plataforma contribui para o contato direto e rápido e facilita entrevistas com os candidatos, acelerando assim o processo. Creio que a atualização em serviços como o Rede de Carreiras é essencial para encontrar profissionais mais capacitados e aptos no mercado atual, que é tão dinâmico”, comenta.
Deixe um comentário