Sessão ordinária legislativa de Itabira com oito projetos aprovados

Diversos assuntos foram pautados na 43ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Itabira. Ao todo, oito projetos de lei foram votados e aprovados pelos vereadores, dia 30 de novembro. Em primeiro turno, foi aprovada a obrigatoriedade do fornecimento de fraldas descartáveis aos idosos e enfermos, exigindo ausência recursos financeiros, e receita médica. Outro projeto aprovado versa sobre a instalação de brinquedos adaptados e especialmente desenvolvidos para recreação de deficientes e pessoas com mobilidade reduzida em espaços públicos.

A realização de exames auditivos para alunos das escolas e creches da rede municipal de ensino foi proposta através de um projeto de lei de autoria do vereador Sidney Marques Vitalino Guimarães “do Salão” (MDB). A matéria visa instituir a campanha Otorrinolaringologista na Escola e detectar dificuldades auditivas nos alunos da nossa cidade. O projeto também foi aprovado em segunda votação, e segue para avaliação do Poder Executivo. Os recursos podem vir da Educação, ou da pasta Saúde.

Membros do Comitê Popular dos Atingidos pela Mineração

“É muito bom chegar ao final do ano tendo condições de antecipar integralmente o pagamento do 13º [salário] para todos os servidores; voltar com o concurso público nesta Casa após 15 anos; ter a previsão de devolver milhões ao Executivo; e, agora, voltar com uma coisa que é legal e positiva, que é disponibilizar um Natal melhor aos nossos servidores”, declarou o presidente do Legislativo itabirano, Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB).

Laço Branco e Comitê Popular dos Atingidos pela Mineração

A campanha do Laço Branco foi debatida na tribuna após apresentação feita por Gleidson Valeriano, representante do Grupo Reflexivo Itabira Por Eles. O grupo trabalha para  diminuir o número de casos de violência contra mulher por meio de educação e medidas preventivas. O Comitê Popular dos Atingidos pela Mineração esteve na Câmara para pedir apoio à contratação de assessoria técnica independente para acompanhar às negociações dos moradores dos bairros Bela Vista e Nova Vista para a construção de muro para contenção de rejeitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *