O uso inadequado de remédios que inibem o apetite e saciam a fome, os anorexígenos, podem causar sérios danos a saúde. Essas medicações, no entanto, somente têm prescrição para alguns casos. Se utilizadas sem indicação médica e tratamento adequado podem causar problemas sérios à saúde. O alerta é da médica endocrinologista da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), Camila Teixeira Costa, que explica quais são os casos indicados e por quais motivos esses remédios não devem ser utilizados por outras pessoas.
Segundo a médica, os anorexígenos são utilizados somente para tratamento da obesidade. “É preciso ficar bem claro que os remédios conhecidos popularmente como emagrecedores fazem parte do tratamento da obesidade. Eles não têm indicação alguma para quem não tenha a doença ou mesmo só queira um emagrecimento rápido. Para essas pessoas, a prescrição é a alimentação saudável, com reeducação alimentar e a prática de exercícios físicos regulares”, explica.
A endocrinologista explica que a obesidade é uma doença multifatorial, ou seja, desencadeada por vários fatores, entre eles os genéticos, hormonais, comportamentais e até mesmo culturais. “Ela é crônica e progressiva. Para ser considerada obesa uma pessoa deve ter um Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 30. O IMC é a medida do peso de um indivíduo dividido pela altura dele ao quadrado,” destaca a médica da FSFX.
Deixe um comentário