A partir de quinta-feira (18), estarão abertas as inscrições para chamamento público de projetos de eficiência energética 2021 da Cemig, através do envio de propostas para a melhoria das instalações, contemplando a substituição de equipamentos ineficientes por outros mais eficientes, e a instalação de fontes de geração incentivadas, conforme as regras estabelecidas no edital. Podem participar os clientes, livres e cativos, conectados ao sistema de distribuição da Companhia e cujas propostas de projeto se enquadrem em uma das seguintes tipologias: industrial, residencial (itinerante), comércio e serviços, poder público, serviço público, rural e iluminação pública.
O prazo para o envio de projetos para a Chamada Pública 2021 termina no dia 20 de dezembro de 2021. Neste ano estão sendo disponibilizados, para aplicação nos projetos apresentados pelos proponentes e aprovados de acordo com as regras do edital, um valor total de R$ 140 milhões. Segundo a engenheira de eficiência energética Aline Pimenta Martins, da Cemig, a redução do consumo de energia elétrica e a redução da demanda no horário de ponta para o sistema elétrico são os principais benefícios da Chamada Pública, além da disseminação dos benefícios da eficiência energética.
Nos últimos chamamentos, a Cemig recebeu propostas que resultaram no retrofit da iluminação, incluindo a iluminação pública, de equipamentos de ar-condicionado, de motores e de equipamentos de lavanderia hospitalar, bem como a instalação de sistema de aquecimento solar de água e implantação de sistemas fotovoltaicos. Ainda de acordo com a engenheira, iniciativas que contribuem para a promoção de tecnologias mais modernas e eficientes, como fontes limpas de geração de energia, se tornam mais acessíveis à sociedade por meio da Chamada Pública, ajudando a democratizar essas inovações. Já foram aprovados quase 90 projetos que beneficiam, principalmente, prefeituras e serviços públicos.
Deixe um comentário