Boletim de Monitoramento Semanal aponta risco moderado de contágio da covid-19

Itabira tem RT (Ritmo de Transmissão) do coronavírus em 0,87%. Esse percentual indica que a cada mil diagnósticos da covid-19, perto de nove pessoas contraem o vírus. O dado foi apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no Boletim de Monitoramento Semanal, datado em oito de outubro. A aferição do índice, baseado no modelo rt.live, ocorreu entre 30 de setembro, e seis de outubro, pelo grupo Interdisciplinar em Simulação e Inteligência Computacional da Unifei (Universidade Federal de Itajubá), campus Itabira.

O dado considerado positivo está no patamar moderado, mas perto do índice baixo do indicador. A informação é determinante no enquadramento de ondas no programa Minas Consciente, do governo Estadual. A microrregião de saúde, com sede em Itabira, continua na faixa verde da ferramenta. Em Minas há atualmente um enquadramento na onda mais restritiva (Pirapora), e apenas seis na onda amarela (Januária, Brasília de Minas, João Pinheiro, Almenara, Manhuaçu, e Itajubá). Nas macrorregiões, a única na onda amarela, é a noroeste. Os dados são do dia nove de outubro.

No total de quase 23 mil casos, 19% da população estimada teria sido acometida pela enfermidade no período pandêmico. Considerando os diagnosticados, seis a cada dez indivíduos são do sexo masculino. A recuperação de pacientes está em 97%, mesmo somadas 364 óbitos. Entre as vítimas fatais, a maioria mulheres: 54% (195 mortes de pacientes do sexo feminino, e 169 homens). Cerca de 88% dos falecimentos ocorreram em pessoas com comorbidades clínicas. As mais comuns são: obesidade, doenças cardíacas, diabetes, imunossupressão e enfermidades respiratórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *