Estimular a leitura nas crianças contribui para um desenvolvimento emocional, social e cognitivo bastante amplo, já que a literatura é considerada uma importante ferramenta para a formação do indivíduo, com resultados benéficos já na primeira infância. A leitura possibilita a amplitude do repertório imaginativo e criativo, aprimoramento da expressão e da linguagem, aperfeiçoamento da capacidade de formular hipóteses plausíveis, pesquisar e investigar uma infinidade de assuntos, além de desenvolver capacidades fundamentais para o processo de aprendizagem (como a atenção voluntária e a percepção da memória e abstração) e auxiliar a construção de uma postura crítico-reflexiva.
Na intenção de propagar todos esses benefícios e semear o hábito de ler, o projeto “Baú de Histórias” oferece oficinas de contação de histórias voltadas para o público infantil, além das bibliotecas para suporte nas ações difusoras da literatura. Porém, devido a pandemia, no momento o projeto está sendo executado por partes, como explica Ewerton Silvino, supervisor de eventos da Incentivar. “A princípio estamos entregando apenas as estruturas físicas. Como o momento pede cautela e distanciamento, as oficinas ficarão para um segundo momento, quando os encontros presenciais forem retomados,” disse Ewerton.
Montado em MDF, os baús contêm gavetas, bancos, prateleiras e mesas integradas; o acervo dispõe de livros, fantoches, jogos e brinquedos lúdicos e materiais pedagógicos em geral. Na quinta-feira (17), a Associação de Pais e Amigos do Excepcionais (APAE) de Itabira, recebe o projeto às 09h. No dia seguinte (18), às 15h30, é a vez de a APAE de Mariana ser contemplada com o baú. Com mais de 60 estruturas entregues Brasil afora, a iniciativa é apoiada pela RIP, empresa patrocinadora, que, há mais de 30 anos, oferece soluções integradas e eficientes para o segmento industrial, com atuação ampla e nacional, além de atendimento personalizado. Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, “Baú de Histórias” é uma realização do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial de Cultura, com patrocínio da RIP Serviços Industriais e produção da Incentivar.
Deixe um comentário