
Foto: Wilson Nunes
Itabira viveu por quatro dias grande celebração da cultura popular com a realização do pré-carnaval “A Cor Dessa Cidade”, que movimentou o circuito com música, alegria e tradição. Ao todo, nove blocos carnavalescos e três atrações musicais fizeram parte da programação, consolidando o evento como um dos principais aquecimentos da folia no município. Segundo a organização, foram aproximadamente 20 mil foliões e nenhuma ocorrência policial grave.
“Os preparativos e a organização antecipada foram primordiais. Quanto mais se buscar essa preparação, mais tranquilo é o evento, e foi tudo essencial, pensando em um público familiar. O evento foi um total sucesso, com presença ostensiva da Polícia Militar”, disse a tenente Kelly Cristina Lage Gomides, que responde pelo setor de comunicação organizacional do 26º Batalhão de Polícia Militar (26º BPM), em entrevista à rádio Itabira, nesta terça-feira (10).

Tenente Kelly Cristina Lage Gomides. Foto: 26º BPM/Divulgação
O evento se destacou pela tranquilidade, alegria e segurança. “O pré-carnaval é mais do que festa, é cultura, identidade e também geração de oportunidades. Ver as ruas cheias, os blocos colorindo a cidade e tudo acontecendo com segurança mostra que Itabira tem capacidade de realizar grandes eventos com responsabilidade e valorizando a nossa gente”, destaca a superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), Vanessa Faria.
Com público diário em torno de cinco mil pessoas, o circuito recebeu moradores e visitantes em um ambiente marcado pela diversidade, encontro e ocupação positiva dos espaços públicos. Além do impacto cultural, o pré-carnaval teve papel importante na economia popular e criativa na cidade. A programação contou com a participação de barraqueiros de Itabira, fortalecendo o comércio local e gerando renda para os empreendedores.

Vanessa Faria. Crédito: Aguinaldo Ferry/Ascom/FCCDA
Outro destaque foi a valorização dos serviços do próprio município, já que todas as contratações de estrutura foram realizadas na cidade, envolvendo profissionais e empresas para o som, iluminação, montagem, produção e logística. O evento também refletiu no comércio, com lojas para atender à demanda dos blocos, impulsionando a procura por acessórios, roupas e itens temáticos. A FCCDA agora se prepara para o Carnaval descentralizado.
Deixe um comentário