COMPOR reúne centenas de apoiadores. Deputado Weliton Prado celebra o encontro

Crédito: Marcos Almeida

Comissão e Mobilização por Políticas Públicas Regionais

Ocorreu na noite desta quinta-feira (5), o encontro do COMPOR que atraiu centenas de apoiadores das atividades propostas pelo grupo, que reúne: personalidades, políticos, empresários, formadores de opinião e cidadãos interessados no desenvolvimento social e econômico de Itabira. O personagem principal foi o deputado federal Weliton Prado, que, no seu discurso, como presidente da comissão de combate ao câncer na Câmara dos Deputados, taxou como absurdo o não credenciamento da cidade como referência para serviços neurológicos e cardíacos. Durante o evento, o prefeito Marco Antônio Lage e a primeira-dama, Raquell Guimarães, agradeceram a intercessão do deputado e pregaram união de forças para garantir o fortalecimento do município.

Raquell Guimarães e Marco Antônio Lage

“Minha alegria com esse importante encontro, reunindo as lideranças da cidade, muito concorrido, com lotação máxima. E a ideia é realmente essa, termos a responsabilidade de pensar o futuro de Itabira. Há previsão de que, no hiato de 14 anos, a mineração termine, e a atividade responde por 80% da economia local. Não podemos deixar 2040 chegar sem fazer nada. Temos que diversificar. O curso de medicina que trouxemos para aqui, é um grande orgulho que tenho. Garantimos também recursos para o serviço de radioterapia, referência para 27 cidades e premissa do futuro sustentável para os itabiranos, para se tornar polo educacional e na área de saúde,” celebra Weliton Prado. O parlamentar atendeu ao convite do vereador Elias Limas, um dos fundadores do COMPOR.

O grupo não é uma sigla, mas uma ação com nova forma de ver Itabira. O significado central é convergir coletivamente para a transformação. O objetivo é diagnosticar a necessidade dos munícipes, diante do desenvolvimento socioeconômico e sustentável, trabalho, geração de renda e qualificação, além de buscar a modernização da gestão pública, desenvolvimento urbano, infraestrutura territorial, sustentabilidade e meio ambiente, assim como na identidade cultural, educação cidadã e pertencimento, em curto, médio e longo prazo, sem pender a unilateraridade, compreendendo que uma minoria organizada prevalece sobre a maioria desorganizada. Fazem parte as siglas: Solidariedade, Partido Democrático Trabalhista (PDT) e Partido Socialista Brasileiro (PSB).

“Itabira é uma cidade com legado extraordinário. Mas, para escrever os próximos capítulos dessa história e alcançar o futuro que tanto sonhamos, precisamos de um novo rumo, baseado na diversificação econômica e em sustentabilidade de alto nível, em todo o nosso setor produtivo. Precisamos, com urgência, construir uma base econômica sólida e diversificada, investindo no nosso potencial cultural, social e, principalmente, em nossos pontos fortes mais evidentes. Este não é o momento de inventar, mas de trabalhar com seriedade e atuação concreta. E essa atuação exige compromisso e mobilização por políticas públicas para toda a região. É justamente nesse ponto que o COMPOR tem participação fundamental”, destaca o vereador Elias Lima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *