
Foto: Reprodução/Prefeitura de Itabira
Com o reencontro de profissionais da Secretaria Municipal de Educação (SME), música e a renovação de compromissos, a Rede Municipal de Ensino de Itabira deu início ao ano letivo de 2026 nesta segunda-feira (2). A cerimônia ocorreu na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), marcada por boas expectativas. O momento também celebrou a posse dos novos diretores e vice-diretores eleitos pela comunidade escolar, biênio 2026-2028. O evento reuniu educadores e gestores, para celebrar a evolução da educação pública, marcando o início do calendário escolar, no compromisso com a educação inclusiva.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Itabira
Os gestores escolares eleitos receberam os certificados de posse. “A educação é uma das maiores prioridades da nossa gestão. Iniciar o ano letivo dando posse a gestores eleitos pela comunidade escolar reforça o compromisso com participação, transparência e construção da educação cada vez mais forte e transformadora”, afirmou o prefeito Marco Antônio Lage. “Temos uma rede comprometida, que avançou muito nos últimos anos, especialmente na educação infantil e alfabetização. O nosso desafio é seguir inovando, apoiando os gestores e buscar cada vez mais uma educação de qualidade”, garante Rejane Penna, gestora da SME.

Rejane Penna. Foto: Reprodução/Prefeitura de Itabira
A programação contou ainda com apresentação musical, promovendo um momento de entretenimento, acolhimento e integração entre os participantes. A palestra magna da professora e doutora Luciane Maria Ribeiro da Cruz Santos, ex-gestora da SME. Ela abordou temas como gestão educacional, inovação da educação integral e formação de gestores, inspirando a rede municipal para os desafios do novo ano letivo. Nos últimos anos, Itabira registrou avanços significativos na área educacional, principalmente na Educação Infantil e na alfabetização. O município consolidou políticas públicas para a primeira infância.

Luciane Maria Ribeiro da Cruz Santos. Foto: Reprodução/Prefeitura de Itabira
Entre as ações de destaque realizadas pela Prefeitura de Itabira ao longo dos últimos anos, destaque para a elaboração do Plano Intersetorial da Primeira Infância, premiado com o Prêmio Ouro, além da criação de legislações como as Semanas Municipais do Bebê, do Brincar e da Educação Infantil; e a implantação do Currículo Municipal. No Ensino Fundamental, Itabira conquistou, em 2025, o bicampeonato do Selo Ouro da Educação, um reconhecimento nacional pelas políticas de alfabetização. O município também registrou crescimento do Índice Criança Alfabetizada (ICA), que passou de 57% em 2024 para 68% em 2025.

Lotação no teatro da FCCDA
Em Itabira, o trabalho e investimentos constantes na Educação vêm transformando as escolas e ampliando o número de vagas em creches, além de garantir mais oportunidades para os estudantes e profissionais da rede. Todas as escolas da rede municipal foram equipadas com tecnologia e inovação, com investimento de mais de R$ 17 milhões na compra de equipamentos para as salas de informática, laboratório de robótica e ciências. A Prefeitura Municipal ainda entregou para a comunidade 17 escolas reformadas e três novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) nos últimos anos, além de unidades em reforma e ampliação.
Deixe um comentário