Nesta terça-feira (3), foi realizada no 26º Batalhão da Polícia Militar (26º BPM) solenidade de transmissão e assunção de comando. O tenente-coronel Edson Luis Gonçalves Pinheiro, que assumiu em 14 de agosto de 2025, deixa a função ao se transferir para o quadro da reserva, após pouco mais de cinco meses, como comandante na Unidade, sediada em Itabira. Assume a função o tenente-coronel Allan Mendes Soares, de 42 anos, que estava à frente da 2ª Companhia Independente de Taiobeiras, no Norte do Estado. O oficial é natural de Montes Claros, mesma terra do ora comandante Edson Luis. O evento de troca de gestão ficou a cargo do coronel Márcio Roberto Sousa, comandante da 12ª Região de Polícia Militar.
“26º BPM, a gente tem pessoalmente um carinho muito grande. Foi a primeira Unidade onde trabalhei entre 2000 e 2002, e celebrar essa solenidade, além de tudo, é rememorar esse tempo bom que passamos em Itabira. Tivemos a despedida do tenente-coronel Edson Luís, experiente e capacitado, que ficou pouco tempo conosco por uma questão pessoal. Sua família de Montes Claros não pode vir acompanhá-lo. Ele decidiu encerrar a carreira ativa um pouco mais cedo. E recebemos com muita alegria o tenente-coronel Allan, oficial recém promovido, de carreira pujante, com a bagagem de comandar a Unidade em Taiobeiras, que passa a somar nas 11 cidades da jurisdição da Unidade, estratégica em produção de riqueza”, destaca o coronel Márcio.
“Agradeço a contribuição da imprensa de Itabira, parceira da Polícia Militar. Ninguém faz nada sozinho, e ao notar situações que podem ser melhoradas, qualquer instituição precisa disso, além de levar à sociedade os bons trabalhos que o 26º BPM realiza. A minha sensação é de tentar fazer o melhor possível, e alcançamos isso, com índices de criminalidade controlados, mas ainda fora do patamar que queríamos alcançar. O tenente-coronel Alan é extremamente compromissado, e a expectativa é que o novo comandante realize um excelente trabalho para as 11 cidades da região”, disse o tenente-coronel Edson Luis Gonçalves Pinheiro. Se sucessor, exerceu o comando na Unidade de Taiobeiras, entre 2021 e 2026.
“Acredito muito no trabalho conjunto e na força que se alcança quando se trabalha assim. Quero desenvolver trabalhos no esporte e assistência social, numa Unidade tão importante, somando esforços para entregas importantes”, disse o tenente-coronel Allan. “O novo comandante substitui Edson, que deixou seu legado mesmo em pouco tempo, fruto da parceria com a Prefeitura de Itabira, demais cidades e a iniciativa privada. Reafirmo o compromisso com o 26º BPM para ampliar o convênio e cobrir as lacunas que o Estado não consegue, alcançando resultados importantes de menor índice de crimes violentos nas últimas décadas”, disse Marco Antônio Lage, prefeito de Itabira, que pretende renovar a frota de viaturas.
Deixe um comentário