Começa a chegar aos consumidores novo modelo da fatura de energia elétrica

Fatura Antiga. Crédito: Cemig/Divulgação

A Cemig finalizou seu novo modelo de fatura de energia para tornar a experiência mais simples, clara e moderna. A iniciativa, que passou por testes de usabilidade com consumidores, marca um importante avanço no compromisso com a melhoria contínua de seus serviços e com a comunicação transparente. De acordo com o gerente de faturamento e leitura da Cemig, Daniel Vendrix, o layout foi planejado para facilitar a leitura e destacar rapidamente as informações importantes, como o número da unidade consumidora, o período de referência, o vencimento e o valor.

“Além de mudanças visuais, o projeto também investe na simplificação da linguagem e na reorganização das informações, adotando uma abordagem mais didática e acessível. Com o novo modelo, a Cemig busca tornar a leitura da conta mais intuitiva e melhorar a experiência dos clientes, oferecendo um documento mais organizado, direto e alinhado às melhores práticas do setor”, reforça Daniel Vendrix. O modelo promove a redução de termos técnicos, a separação dos conteúdos e o uso de elementos que ajudam o cliente a localizar o que precisa.

Nova Fatura. Crédito: Cemig/Divulgação

A fatura também passa a contar com um QR Code em destaque na área superior, facilitando o pagamento via PIX. Para garantir que a nova versão atendesse às necessidades reais dos consumidores, a Cemig realizou testes de usabilidade com dez clientes em agências de atendimento. Eles foram convidados a executar tarefas e avaliar aspectos como clareza das informações, facilidade de navegação e preferência visual. Os resultados contribuíram diretamente para ajustes finais no layout. A previsão é que a nova fatura chegue às residências até o fim de janeiro.

O documento apresenta, logo no início, o bloco consolidado com informações essenciais, como o endereço, período de referência, data de vencimento e valor total. Esses dados, que antes estavam distribuídos pela página, agora aparecem agrupados e com maior destaque. Outra mudança importante está na apresentação de avisos relevantes, como débitos anteriores e comunicados obrigatórios. Antes posicionadas ao final da conta e com pouca visibilidade, essas mensagens passaram a ser exibidas de forma mais organizada e acessível, para melhor entendimento do consumidor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *