
Hospital Márcio Cunha. Foto: Wellington Silveira/FSFX
A Fundação São Francisco Xavier (FSFX) chega ao seu 56º aniversário, celebrado no dia 22 de dezembro, com uma trajetória marcada pelo compromisso em oferecer serviços de qualidade nas áreas da saúde e educação, e pela preocupação constante com o bem-estar das comunidades onde atua. A FSFX é uma entidade filantrópica que atua desde 1969 e conta com cerca de 6.200 colaboradores. Atualmente, administra duas unidades: o Hospital Márcio Cunha (HMC), com cerca de 70% dos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em Ipatinga, e o Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC), com 100% dos atendimentos pelo SUS, em Itabira.
Em 2025, a instituição viveu mais um ano transformador, marcado por modernizações, obras, inovação tecnológica. Ao longo do ano, a FSFX investiu cerca de R$ 70,5 milhões em melhorias que impactam diretamente a vida de milhares de pacientes, estudantes e famílias atendidas por suas unidades. Entre os destaques de 2025, estão a inauguração do novo Bloco Cirúrgico do Hospital Márcio Cunha Unidade II, um marco para a capacidade de atendimento da região, e a revitalização dos quartos de internação da Unidade I, oferecendo mais conforto e privacidade aos pacientes.

Colégio São Francisco Xavier. Foto: FSFX
A implantação de Data Center próprio trouxe mais segurança e estabilidade aos sistemas, enquanto o upgrade da ressonância magnética elevou o padrão de diagnóstico da Instituição. No Colégio São Francisco Xavier, a modernização chegou à terceira fase, garantindo espaços mais acolhedores e alinhados à educação do futuro. Um dos momentos mais marcantes das comemorações com o público interno foi o Show de Prêmios, evento criado especialmente para reconhecer e agradecer o esforço e a dedicação dos colaboradores. Nesta segunda edição, realizada nesta semana, mais de 100 prêmios foram sorteados entre os profissionais da FSFX.
Enquanto este ciclo se encerra com conquistas tão significativas, a FSFX já abre as portas de 2026 com um plano ousado, responsável e totalmente voltado para o fortalecimento do cuidado. Serão cerca de R$ 68 milhões de investimentos distribuídos em projetos que prometem transformar ainda mais a estrutura e a experiência de quem passa pela instituição. Estão no horizonte da Instituição a substituição de um acelerador linear na Oncologia, a revitalização de 20 quartos de internação do HMC Unidade II e importantes adequações às legislações da Vigilância Sanitária.

Show de Prêmios. Foto: FSFX
O Centro de Odontologia Integrada dará início à primeira fase de revitalização, a Usisaúde ganhará uma unidade centralizada reunindo Atenção Primária, Call Center e área administrativa, e o Portal do Prestador trará mais transparência e agilidade para quem integra a rede. Na saúde digital, 2026 será marcado pela migração de sistemas, melhorias no agendamento on-line e projeto de Segurança da Informação. Na educação, o Colégio São Francisco Xavier entra na quarta fase de modernização, que inclui a nova fachada, revitalização da recepção infantil, playground para o ensino fundamental, horta pedagógica e uma sala de dança renovada.
“Chegar aos 56 anos com a força que a FSFX tem hoje é um privilégio e uma responsabilidade enorme. Nada disso seria possível sem o empenho diário dos nossos colaboradores, o talento e dedicação do nosso corpo clínico, a parceria da imprensa, dos nossos prestadores de serviços e de todos que caminham conosco. Mas, acima de tudo, meu agradecimento vai para a comunidade, que confia no nosso trabalho e nos inspira a evoluir continuamente. Cada investimento, cada projeto e cada cuidado oferecido são feitos pensando nos nossos clientes e pacientes”, destaca o diretor-presidente da FSFX, Flaviano Ventorim.
Deixe um comentário