Um ano após o início das intervenções, Vale supera 40% das obras de captação no Rio Tanque

Obras do Rio Tanque. Foto: Filipe Augusto/Ascom/PMI

A Vale, em parceria com a Prefeitura de Itabira por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), vai concluir o primeiro ano de implantação do projeto Rio Tanque com avanço superior a 40% das obras. O empreendimento, que representa o maior investimento na região, vai ampliar o sistema de abastecimento de água para toda a zona urbana de Itabira, garantindo segurança hídrica para cerca de 113 mil habitantes.

“O Projeto Rio Tanque é um legado para Itabira. Ele assegura a disponibilidade de água para a população e cria condições para o crescimento sustentável da cidade nas próximas décadas. Estamos falando de um investimento que vai além de infraestrutura, é sobre qualidade de vida, atração de novos negócios e futuro do município”, destaca Diogo Monteiro, diretor do Complexo Operacional de Itabira, da Vale.

Implantação de uma das três estações elevatórias de água bruta. Crédito: Wallace Siqueira

A implantação do empreendimento teve início em março e inclui a construção de uma adutora de 25 km, três estações elevatórias de bombeamento, um tanque de alimentação unidirecional, uma câmara de transição e uma moderna Estação de Tratamento de Água (ETA) com capacidade para 600 litros por segundo, volume superior ao consumo atual da cidade (400 l/s). O investimento total é de aproximadamente R$ 1,17 bilhão.

Cerca de mil trabalhadores atuam em dez frentes de trabalho. “Estamos quase no pico de obras, quando deveremos chegar a 1.200 trabalhadores na implantação do projeto. Desde o início, priorizamos a contratação de pessoas da região e mantemos contato diário com as comunidades próximas ao empreendimento para assegurarmos uma obra segura para todos”, explica Leandro Almeida, engenheiro de Projetos da Vale.

Instalação da adutora de 25 quilômetros. Crédito: Wallace Siqueira

Os colaboradores atuam na instalação das tubulações do sistema hídrico e na construção das estações de bombeamento e de tratamento de água. Até a entrega do novo sistema, a Vale manterá o fornecimento de 160 l/s para abastecimento do Anel Hidráulico e das ETAs Areão e Rio de Peixe, conforme acordado com os órgãos competentes. Após a conclusão do Projeto Rio Tanque, a gestão das estruturas ficará a cargo do Saae.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *