
Alexandre Coelho e o presidente Lula. Foto: Comunicação/HNSD
O Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) celebra o investimento histórico que fortalece a assistência oncológica oferecida à população de Itabira e da microrregião. Depois da cerimônia do dia 11 de dezembro, com visita técnica às instalações do serviço de radioterapia, o diretor-executivo do HNSD, Alexandre Coelho, explicou como funciona o equipamento, mesma descrição mostrada no dia do evento, ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Foto: Comunicação/HNSD
“A radioterapia é sonho antigo do HNSD e permite que os pacientes recebam atendimento com tecnologia de ponta, perto de casa, com mais conforto e acolhimento,” comemora Alexandre Coelho. O físico-médico é o especialista que aplica princípios da física na medicina, principalmente no diagnóstico e tratamento para segurança dos pacientes, atuando com a equipe médica. Na nova estrutura do HNSD, o Dr. Hugo Lemos, será o responsável. Ele esclareceu como atua o acelerador linear e os benefícios desta tecnologia.

Foto: Comunicação/HNSD
O abrigo subterrâneo (bunker) foi construído para abrigar equipamento de alta complexidade, os demais ambientes foram cuidadosamente projetados para acolhimento, acessibilidade e humanização, contando com sala de comando equipada com sistemas de monitoramento avançados, assim como o acelerador linear equivalente ao usado nos tratamentos na Europa, que garante o tratamento de qualidade para todos. São até 50 novos pacientes por mês, com possibilidade de ampliação conforme a demanda.

Serviço de radioterapia. Foto: Arquivo
A radioterapia está apta a iniciar os atendimentos, com o recebimento gradual dos pacientes conforme regulação da Comissão Municipal de Oncologia. Toda a equipe passou por treinamentos técnicos e operacionais, incluindo capacitações por especialistas em radioterapia: dois médicos, dois físicos, um enfermeiro, dois tecnólogos, duas recepcionistas e um auxiliar de limpeza. Inicialmente, o atendimento será 100% gratuito e, posterior ao credenciamento, passará a ser 40% para a saúde suplementar/ambulatorial.

Foto aérea do HNSD/PSMI. Crédito: Ascom/HNSD
O HNSD atende 27 cidades, referência do Sistema Único de Saúde (SUS) e na saúde suplementar, distribuídos em aproximadamente 60% e 40% dos atendimentos. Os números reforçam a importância do serviço na região. Em 2024, ocorreram 645 cirurgias oncológicas, 5984 sessões de quimioterapia e 10056 consultas oncológicas. A rotina assistencial mantém uma média de 500 sessões de quimioterapia por mês e cerca de 800 consultas mensais, além da chegada de cerca de 1000 novos pacientes oncológicos ao ano.
Deixe um comentário