Diretoria da Acita Mulher é empossada. Empresário do Ano recebe homenagem

Sirlane Souza. Crédito: Aline Ferreira

Em sessão solene, realizada na Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita), a nova gestão do programa Acita Mulher tomou posse para o biênio 2025-2027, nesta terça-feira (9). Sirlane Pereira de Souza (KSI Assessoria Empresarial) assume a gestão; Maria Eduarda Figueiredo (Seleto Carnes) como vice; e Maria Lúcia Cunha (Auto Lub) na função de tesoureira. As conselheiras são: Josiane Oliveira Reis (Líder Eletromecânica), Yolanda Silva Ferreira (ETRAN), Marília Pinto Coelho (Romana Home) e Ana Marta Lage (Sorveteria Pinguim). Durante o evento, foi homenageado o Empresário do Ano, Wender Silva Gomes (WE Engenharia), premiado no 27º Congresso da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais (Federaminas) como destaque em empreendedorismo e visão de futuro.

Wender Gomes. Crédito: Aline Ferreira

A nova presidente do programa Acita Mulher afirmou que o protagonismo feminino traz resultados aos negócios com a visão apurada e fora da caixa. “A missão do Acita Mulher é trazer as mulheres  para se descobrir e empreender, além de unir, dar apoio uma à outra, em prol da comunidade. O protagonismo feminino tem aumentado, mas está longe de onde almejamos. Eu acredito na essência feminina, na serenidade, amor, sensibilidade e calma, agindo até mais com o coração. As mulheres têm se preparado cada vez mais para assumir cargos de gestão. Em Itabira, somos 52% da população, mas ocupamos poucos espaços. Queremos mais autonomia e oportunidade de ser líderes no mercado de trabalho, sempre em comunhão e nunca na competição”, defendeu Sirlane Pereira de Souza, empresária de 52 anos.

Crédito: Aline Ferreira

O engenheiro de segurança do trabalho, engenheiro ambiental e geógrafo Wender Gomes, de 41 anos, está à frente da sua empresa há 17 anos. Ele atribui o sucesso na carreira ao investimento em sua preparação e nas renúncias, reconhecidas pela sociedade. “Foi uma surpresa. E assumir uma responsabilidade muito grande, por ser considerado jovem, e o prêmio dessa altura. Às vezes recebemos críticas e desafios, mas, graças a Deus, tenho tomado atitudes assertivas. Muitas renúncias, entre feriados, tempo com a família e os amigos, mas tudo na vida tem seu propósito e objetivo, pensando na minha esposa, Cláudia Procópio, e nos meus dois filhos, Luisa e Mateus”, disse o Empresário do Ano, que, além da WE Engenharia, está à frente da Phyllomedusa Laboratório físico-químico, que há 15 anos atua em monitoramentos ambientais.

Crédito: Aline Ferreira

O presidente da Acita, Arnaldo Batista Ribeiro, celebrou a nova gestão do Acita Mulher e o Empresário do Ano. “A Acita Mulher mostra a força e o empreendedorismo feminino em Itabira. Esse braço tem se mostrado extremamente forte e significativo. Já, Wender mostrou como é significativo administrar uma empresa, sobretudo em um país onde empreender é a arte de enfrentar as adversidades”, disse. O discurso foi em paralelo à representante da Associação Comercial, Industrial e Prestação de Serviços de João Monlevade  (Acimon) e vice-presidente da Federaminas Mulher, Rosiléia Espíndola de Almeida Souza. “Acreditar no empreendedorismo requer desafios, mas tem maior desafio do que o concedido a nós mulheres, o de conceber o dom da vida? Aliado a uma dupla e talvez tripla jornada de trabalho”, celebrou.

Raquell Guimarães. Crédito: Aline Ferreira

Antes da posse e das homenagens, Eugênio Mulher, presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento Regional Sustentável do Médio Piracicaba (AGIR), mostrou em descontraído bate-papo as vantagens do associativismo em uma região que concentra 4,6% do Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais, 38% da produção mineral da Vale no Estado e 20% do Brasil, nestas cidades que compõem menos que 2% da população mineira. Ao final, Raquell Guimarães, primeira-dama e representante do prefeito Marco Antônio Lage, emocionou os presentes ao explicar que a ideia não é concorrer com os homens, mas sim, unir forças. “Só queremos que parem de nos anular. A mulher tem o olhar do cuidado por natureza e por sabedoria ancestral. E esse olhar mostra que tudo para ser exitoso é porque teve cuidados. Não queremos anular o homem”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *