Confraternizações do final de ano aquecem movimento em bares e restaurantes

O setor de alimentação fora do lar chega ao último trimestre com perspectivas positivas, impulsionado pelas confraternizações de empresas, encontros familiares e celebrações que marcam as próximas semanas. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 81% dos empreendedores esperam aumento no faturamento em relação ao mesmo período do ano passado. Para a maioria (26%), esse crescimento deve ser de pelo menos 10%.

Foto: Arquivo

Os sinais de melhora já aparecem nos indicadores do primeiro mês deste trimestre. Após setembro registrar 27% dos negócios no prejuízo, em outubro esse percentual caiu para 20%. No mesmo período, 40% das empresas tiveram lucro. O Índice Abrasel-Stone também reforça a tendência, com aumento de 1,6% nas vendas do setor em outubro na comparação com o mês anterior. O movimento mais intenso levou muitos estabelecimentos a revisarem escalas, ampliarem compras e reforçarem estoques.

Com a expectativa de aumento no fluxo de clientes, 32% dos bares e restaurantes pretendem contratar mais funcionários. Para 78% dos empresários, a demanda do fim de ano é o principal fator das contratações. “Com muitas empresas reduzindo o trabalho remoto, os encontros de fim de ano voltaram para os bares e restaurantes. Isso confere previsibilidade ao empreendedor e ajuda a fechar o ano com mais equilíbrio”, afirma José Eduardo Camargo, líder de conteúdo e inteligência da Abrasel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *