Prefeitura de Itabira realiza entrega “Selo de Boas Práticas em Alfabetização”

Foto: Ascom/PMI

Prefeitura de Itabira realizou nesta quinta-feira (27), a cerimônia de entrega do “Selo de Boas Práticas em Alfabetização”. A iniciativa reconhece os trabalhos pedagógicos em destaque, desenvolvidos nas escolas dos anos iniciais da Rede Municipal. A premiação valoriza ações das instituições e profissionais que impactam diretamente no processo de alfabetização e no letramento matemático dos estudantes.

Foto: Ascom/PMI

Participaram: o prefeito Marco Antônio Lage, a gestora da Secretaria Municipal de Educação (SME) Edna Carvalho, o representante do Poder Legislativo Elias Lima, gestores, especialistas, professores e demais profissionais do setor. A abertura foi marcada pela apresentação cultural do duo “Baiandeira em Dois”, com Naná Villar e Leo Madeira. O auditório recebeu grande público na primeira realização do evento na cidade.

Foto: Ascom/PMI

Marco Antônio Lage reforçou a importância do compromisso coletivo para fortalecer a educação básica. “Quando reconhecemos boas práticas, incentivamos o que há de mais importante na educação, o trabalho feito com dedicação, criatividade e compromisso. As professoras, escolas e equipes pedagógicas premiadas representam um conjunto de profissionais que acreditam no potencial transformador da escola”, pontuou.

Foto: Ascom/PMI

“Em Itabira, temos trabalhado de forma integrada para garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas no tempo certo, até o 2º ano do ensino fundamental. Os resultados do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (SIMAVE) e o aumento do Indicador Criança Alfabetizada (ICA), do governo federal, que passou de 57% para 68%, entre 2023 e 2024, comprovam que estamos no caminho certo”, afirmou Edna Carvalho.

Secretária Edna Carvalho

Foram apresentados projetos que se destacaram pela capacidade de engajar os estudantes em práticas significativas de leitura, escrita e letramento matemático. Entre as iniciativas reconhecidas estão atividades que envolvem consciência fonológica, produção textual, interdisciplinaridade, resolução de problemas, desenvolvimento socioemocional, incentivo à leitura, educação midiática, empreendedorismo e aprendizagem.

Naná Villar e Leo Madeira. Foto: Ascom/PMI

“Agradeço a todas as professoras que fizeram parte desta conquista. A dedicação dessas profissionais possibilita a construção de um trabalho sério e comprometido com a formação dos alunos. Que possamos seguir inovando, compartilhando e construindo um ambiente onde cada criança possa ter oportunidade de aprender, crescer, sonhar e feliz”, disse a diretora da Escola Municipal Filomena Jardim, Denize Lage.

Foto: Ascom/PMI

Foi realizada a atividade “Marketing Pessoal – Empreender para Aprender”. A equipe homenageada subiu ao palco e foi muito aplaudida. A entrega da premiação faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada com metas e diretrizes para alfabetizar e recompor a alfabetização nos anos iniciais. Um programa do governo federal que Itabira aderiu desde 2023. O selo reconhece o avanço do município no desempenho escolar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *