
Marcelo Aro e Marco Antônio Lage. Foto: Filipe Augusto
Na quinta-feira (27), o prefeito Marco Antônio Lage avançou nas articulações com o Estado na reestruturação das ferramentas de segurança pública em Itabira. O secretário de Estado de Governo, Marcelo Aro, esteve na cidade e ouviu a demanda sobre a elevação do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros à condição de Companhia, com mais efetivo, e também garantir mais agilidade na duplicação das estradas estaduais que dão acesso à BR-381, em plena ampliação.
Essa foi a terceira vez que o prefeito discute tratativas sobre o tema junto ao Estado. Antes do encontro deste, o gestor municipal já havia se reunido com representantes de Romeu Zema para apresentar essa situação, reforçando a necessidade do avanço no processo, junto à comandante-geral do Corpo de Bombeiros, a coronel Jordana Daldegan, que já havia recebido essa solicitação, e discute impactos positivos da reestruturação para Itabira e região.

Foto: Filipe Augusto
Segundo o prefeito, a elevação na Unidade é estratégica diante do crescimento populacional e do aumento na complexidade das ocorrências. A mudança permite melhor índice de atendimento à população. “A elevação do 6º Pelotão é uma necessidade real para Itabira. A presença do secretário Marcelo Aro em Itabira demonstra que o Estado está sensível à pauta e comprometido em fortalecer a segurança, além do aspecto social na nossa cidade”, afirmou.
Marcelo Aro destacou que reconhece a legitimidade da demanda e os benefícios que a transformação trará para a região. “O Corpo de Bombeiros atende 16 municípios da região. Entendo que essa transformação representará avanços significativos para toda a região”, destaca o secretário de Estado de Governo. Também na pauta, o plano estratégico que norteia ações e projetos para garantir a sustentabilidade econômica do município, além do setor extrativo.

Sede do Pelotão do Corpo de Bombeiros de Itabira
O prefeito destacou a importância da duplicação das MGs 434 e 120. “Essa é uma obra que aproxima Itabira da capital e do aeroporto de Confins. Isso é fundamental para as pretensões de diversificação econômica. Ao lado da questão da água, que já está sendo resolvida com o projeto do Rio Tanque, essa expansão da malha rodoviária é outro gargalo importante que precisamos garantir. E precisamos da parceria do Governo de Minas”, destaca Marco Lage.
Após tomar conhecimento das ações prioritárias no programa “Itabira Sustentável”, Marcelo Aro sinalizou uma janela de oportunidades para executar a duplicação. “Eu não estou fazendo nenhum compromisso, até porque temos que consultar os responsáveis, mas nós temos a privatização da Copasa. O recurso tem que ser usado para pagar parte do acordo com a União, daqueles juros que o governo vai deixar de pagar, tem que ser investido em infraestrutura,” orienta.

Rodovias de acesso a BR-381. Foto: Arquivo
“Então é um recurso alto, nós estamos falando de R$ 1,4 bilhão por ano que a gente precisa investir em infraestrutura para além daquilo que nós já investimos. Agora é a hora da gente evoluir nessas tratativas. Eu saio daqui com essa missão, com essa responsabilidade. No que eu puder fazer para ajudar, podem ter certeza de que o propósito é o mais republicano e correto possível”, finaliza o secretário de Estado de Governo, no evento realizado no gabinete do prefeito.



Deixe um comentário