
Crédito: Prefeitura de Itabira
O Dia D de Combate à Dengue, realizado no próximo sábado (29), é uma mobilização estadual que integra a campanha Minas Unida conta o Aedes. A ação tem o objetivo de mobilizar a comunidade no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Em Itabira, a ação será no bairro Amazonas, com atividades das 8h às 13h, reunindo equipes de saúde, serviços urbanos e comunidade em um mutirão de enfrentamento ao mosquito.

Crédito: Prefeitura de Itabira
A iniciativa reforça as ações de prevenção adotadas no período sazonal das arboviroses. O Dia D simboliza o esforço conjunto entre poder público e população para eliminar criadouros, ampliar a conscientização e reduzir riscos de novos casos. De acordo com dados da SMS divulgados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), do Ministério da Saúde, o município já tem 1.066 casos suspeitos de dengue notificados, sendo 58 confirmados até o dia 25.

Foto Arquivo. Fonte: Carol Vieira/PMI
Durante a ação no bairro Amazonas, Agentes de Combate a Endemias (ACEs) farão visitas técnicas-educativas com orientações sobre prevenção e combate ao mosquito da dengue, com foco na eliminação de recipientes que possam acumular água. A Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) também estará presente, realizando o recolhimento de materiais inservíveis, como pneus, garrafas, latas e outros objetos que representam potencial criadouro para o mosquito.

Foto: Arquivo. Fonte: Prefeitura de Itabira
Devido ao aumento no número de casos notificados, a SMS reforça a importância da participação de toda a população para que a mobilização alcance os resultados esperados. “Cada morador tem um papel fundamental. Pequenas atitudes diárias fazem grande diferença para impedir a proliferação do mosquito e proteger toda a comunidade”, destaca a gestora da SMS, Fabiana Machado. O evento é parte da estratégia estadual de antecipar ações de combate ao Aedes aegypti.



Deixe um comentário