
Foto: Reprodução/Prefeitura de Itabira
Com o objetivo de promover uma convivência mais respeitosa entre pessoas, animais e o meio ambiente, a Prefeitura de Itabira lançou a campanha “Brilho, sim. Barulho, não”, voltada à conscientização sobre os prejuízos causados pelo uso de fogos de artifício com estampido, em um período marcado por festas e comemorações, principalmente pelas finais de campeonatos, quando aumenta o uso dos dispositivos sonoros e, consequentemente, o risco de transtornos causados por eles.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Itabira
A iniciativa é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal (Semapa) e busca sensibilizar a população para os efeitos nocivos do barulho, que podem gerar estresse, crises de ansiedade e reações físicas intensas em crianças, idosos, pessoas com autismo e acamadas, além de sofrimento e risco à saúde de todos os animais, desde pets, pássaros, animais de grande porte e silvestres. O barulho pode desorientar esses animais, provocar fugas, acidentes e até paradas cardiorrespiratórias.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Itabira
“Nossa campanha é um apelo à consciência coletiva. O brilho dos fogos pode ser bonito, mas o barulho traz sofrimento. Estamos falando de vidas, humanas e animais, que merecem respeito e tranquilidade. É um gesto simples de empatia escolher comemorar de forma silenciosa”, destacou Elaine Mendes, gestora da Semapa. A pasta reforça ser possível comemorar, optando pelos fogos de vista, que proporcionam o mesmo espetáculo visual sem causar danos auditivos, nem sofrimento sonoro.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Itabira
As ações da campanha estão sendo divulgadas nas redes sociais da Prefeitura de Itabira a partir desta sexta-feira (21). Além disso, blitz educativas e spots em rádios com mensagens educativas sobre os efeitos do barulho e o incentivo à adoção de práticas mais empáticas, durante as comemorações, serão realizadas. A ação também convida a população a ser multiplicadora destas mensagens, orientando familiares e amigos sobre a importância de festejar com consciência.
Deixe um comentário