Conheça os horários do Trem de Férias da Vale a partir de 2026

Foto: Vale/Divulgação

A partir de 2026, os passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas contarão com uma novidade: o Trem de Férias, que circulará nos meses de janeiro, julho e dezembro, em horário noturno. A iniciativa reforça o papel de integração regional, fruto de compromisso pela renovação da concessão ferroviária, construída juntamente com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Ficaram definidos os horários válidos a partir do dia 1º de janeiro e os referidos locais de embarque. Clique aqui e saiba mais.

Sentido Espírito Santo para Minas Gerais: Estação Pedro Nolasco em Cariacica–ES (18h), Fundão (19h), Colatina (20h26), Baixo Guandu (21h12), Aimorés (21h22), Resplendor (22h03), Conselheiro Pena (22h40), Governador Valadares (23h57), Ipatinga (1h55), Estação Desembargador Drumont em Nova Era (3h15), conexão Nova Era a Itabira (3h35), Rio Piracicaba (4h01), Estação Dois Irmãos em Barão de Cocais (5h07), e finalmente a capital Belo Horizonte (7h50).

Sentido inverso: Belo Horizonte (19h), Estação Dois Irmãos em Barão de Cocais (20h45), Rio Piracicaba (21h51), Estação Desembargador Drumont de Nova Era (22h34), conexão Itabira a Nova Era (21h), Ipatinga (23h54), Governador Valadares (1h49), Conselheiro Pena (3h11), Resplendor (3h49), Aimorés (4h32), Baixo Guandu (4h42), Colatina (5h30), Fundão (6h56), até a estação de Cariacica (8h15). Os bilhetes para esses novos horários serão vendidos a partir de 20 de novembro.

“O Trem de Férias chega como uma resposta direta ao desejo da população por uma opção segura e confortável de transporte ferroviário também à noite, especialmente nos meses de maior movimentação. A escolha do horário noturno vai além do compromisso firmado com a agência reguladora, que não determina esse formato. A iniciativa reflete nosso esforço contínuo em melhorar a experiência dos passageiros”, diz João Falcão, diretor da Estrada de Ferro Vitória a Minas.

Por segurança, não haverá venda de passagens nas estações durante o período noturno. A nova frota, já em operação de forma alternada nas viagens diurnas, mantém os recursos que asseguram conforto e segurança para passageiros e tripulação. As composições contam com classes executiva e econômica, elevador para acesso em cadeira de rodas e espaço dedicado a pessoas com mobilidade reduzida. As compras devem ser feitas durante o horário de funcionamento das bilheterias.

As estações estão preparadas para atender os passageiros com reforço na iluminação. “O primeiro mês de circulação será fundamental para avaliar a melhor forma de atender aos passageiros e eventuais ajustes no formato”, diz João Falcão. Valor das passagens: R$ 116 (classe executiva) e R$ 81 (econômica). Os passageiros poderão adquirir alimentos, como lanches e refeições, na lanchonete da composição. Os pontos de parada foram definidos de acordo com a demanda atual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *