Olimpíada Universitária de Foguetes tem projeto da Unifei Itabira entre os destaques

Protótipo Falcon One, de Itabira. Crédito: Secretaria de Comunicação/Unifei

As equipes: Falcon 6 Rocket Design (campus Itabira) e Beyond Aerospace Department (Itajubá) chegaram ao topo da 6ª edição da Latin American Space Challenge (LASC), a maior olimpíada universitária de foguetes e satélites experimentais do Hemisfério Sul, que aconteceu entre os dias cinco e oito, no Estado de São Paulo, cidade Iacanga.

Os universitários de Itabira, através da equipe Falcon 6 apresentaram o projeto Falcon One, primeiro foguete experimental totalmente desenvolvido pelos estudantes em sua primeira participação na competição. A missão, em homenagem à cidade de Itabira, cujo nome, de origem tupi, significa “pedra que brilha”, foi batizada de “Shinestone”. Clique aqui e leia a matéria.

Foguete Beyond. Crédito: Secretaria de Comunicação/Unifei

Pois foi na categoria de 500 metros que o Falcon One surpreendeu ao atingir 641 metros de altitude, superando as metas e garantindo destaque à equipe entre grupos de universidades brasileiras e internacionais. A equipe Beyond sagrou-se campeã da categoria “CanSat & PocketQube”. Desafio onde projetam, constroem e lançam protótipos de satélites.

O projeto universitário trouxe como ferramentas de inovação a proposta tecnológica de integrar todos os sistemas essenciais, como: energia, sensores inteligentes e comunicação assertiva, em volume reduzido, similar ao de uma lata de refrigerante (CanSat), ou até menor (PocketQube). Além do título principal, a equipe celebrou outros dois marcos significativos.

Equipe Beyond. Crédito: Secretaria de Comunicação/Unifei

Foi o lançamento bem-sucedido do protótipo de foguete com propelente 100% desenvolvido pelos próprios estudantes universitários; aliás, essa tecnologia está em processo de patenteamento. O segundo projeto foi a conquista do título de “Honra ao Mérito”, em reconhecimento por estar entre as primeiras e mais atuantes equipes de foguete-modelismo do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *