“Programa Acolha Senac” amplia ações voltadas à saúde mental, inclusão e apoio psicossocial

Crédito: Senac-MG/Divulgação

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Minas Gerais (Senac-MG) oferta iniciativas que unem cuidado, equidade e aprendizado. O “Programa Acolha Senac”, consolida a política de valorização da diversidade, promovendo educação mais humana, empática e acessível. A plataforma realiza acompanhamento psicossocial que vai além do suporte pedagógico. Profissionais de psicologia educacional, serviço social e educação inclusiva oferecem apoio, agindo na prevenção e intervenção relacionados à saúde mental, vulnerabilidades e questões sociais. As ações ocorrem em Itabira e nas demais 40 unidades do Estado.

Em 2025, cerca de 10 mil pessoas, foram beneficiadas pela ferramenta. As ações promovem aprendizagem, convivência e cuidado, estimulando reflexões sobre bem-estar emocional, empatia, relações interpessoais, diversidade e inclusão. As rodas de conversa constituem espaços de troca e construção coletiva, nos quais são trabalhadas competências socioemocionais, como autogestão, comunicação e colaboração, articuladas ao desenvolvimento de competências que fortalecem o protagonismo e a autonomia dos estudantes. O programa realizou aproximadamente 1.100 atendimentos psicossociais individuais, voltados à escuta qualificada.

Crédito: Senac-MG/Divulgação

A ferramenta ofereceu encaminhamento de demandas que impactam diretamente o processo de aprendizagem. “O Acolha é a expressão do nosso compromisso com o cuidado e com a escuta ativa. Ele nasce do olhar atento para cada estudante e se fortalece nas relações de confiança que construímos no dia a dia. Essa proximidade favorece o desenvolvimento integral, amplia o engajamento e contribui diretamente no clima escolar”, salienta Emilena Fonseca, coordenadora de orientação profissional do Senac-MG. Alinhado à Política de Educação Inclusiva e à Lei Brasileira de Inclusão (LBI), a instituição busca garantir a equidade de acesso.

Foram matriculadas mais de 2.700 pessoas com deficiência e mais de 700 adaptações inclusivas, assegurando condições adequadas para cada aluno. “Como pessoa com deficiência visual, encontrei aqui acolhimento e autonomia com o apoio das tecnologias assistivas e da equipe educacional. Isso faz toda a diferença”, relata a aluna com as iniciais MRF, estudante do Senac-MG. “Percebemos diariamente o impacto positivo dessa escuta e do espaço de trocas, que ajudam nossos estudantes a se fortalecerem emocionalmente e desenvolverem suas potencialidades”, afirma Emanuela Ferreira, auxiliar educacional da unidade do Senac-MG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *