Cenibra celebra parceria com startup da Vale para criar produto sustentável: o biocarbono

Biocarbono. Crédito: Cenibra

Nesta quinta-feira (13), foi anunciada a parceria Celulose Nipo-Brasileira S.A. (Cenibra) 49,9% e a Vale S.A. 50,1%, por meio da subsidiária Bionow S.A., para a produção de biocarbono de alta densidade, feito principalmente a partir de eucalipto certificado pelo FSC (Forest Stewardship Council, em português: Conselho de Manejo Florestal), como solução de descarbonização. A Bionow é uma startup criada pela Vale, em 2022, para o desenvolvimento de soluções de biocarbono, produto baseado em biomassa, como alternativa sustentável ao carvão mineral e ao gás natural.

Já consolidada na bioeconomia brasileira, a Cenibra amplia seu portfólio com um produto que oferece uma fonte de calor estável e utilizado como agente redutor nos processos siderúrgicos. A primeira usina está programada para ser construída no Brasil, com início das operações previsto para o final de 2027. “O investimento marca um passo estratégico para a realização de um futuro positivo para a natureza, pela entrada no negócio de biocarbono, reduzindo o impacto ambiental e experimentando o crescimento significativo do mercado”, cita em anúncio oficial.

A Cenibra está alinhada à filosofia do grupo “Oji Holdings” (líder mundial em papel e celulose) e sua visão de longo prazo, com o objetivo de transformar seu portfólio de negócios e contribuir para um futuro sustentável. Sobre a Vale, a ”joint venture” (parceria comercial) é celebrada com uma das maiores produtoras mundiais de minério de ferro e níquel, também entre as principais produtoras de cobre, com sede no Brasil e operando em todo o mundo. Suas operações compreendem sistemas logísticos integrados, incluindo aproximadamente dois mil quilômetros de ferrovias, terminais marítimos e 20 portos distribuídos ao redor do globo.

A empresa com fábrica em Belo Oriente, está comprometida em atingir emissões líquidas zero de carbono até 2050 por meio de iniciativas como a substituição de combustíveis fósseis em suas operações e a adoção de energia renovável. Também estabeleceu uma meta de reduzir suas emissões de escopo três em 15% até 2035, por meio de parcerias com clientes e fornecedores estratégicos. O biocarbono de alta densidade é um agente redutor sólido e combustível produzido a partir de biomassa certificada por meio de pirólise (carbonização) e processamento de alta pressão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *