Vereadores aprovam matéria que determina diretrizes no Plano Plurianual

Foto: Jéssica Paiva/Câmara de Itabira

Avaliados projetos de cultura e cidadania

A Câmara Municipal de Itabira aprovou nesta terça-feira (28) o Projeto de Lei que determina detalhes da execução do Plano Plurianual (PPA) 2026/2029, principal instrumento de planejamento das ações e investimentos do município para os próximos anos. A proposta, encaminhada pelo Poder Executivo, estabelece diretrizes, metas e prioridades que servirão de base para a elaboração das leis orçamentárias.

Durante a plenária ordinária, os vereadores também analisaram e aprovaram projetos voltados à valorização profissional, à cultura e à cidadania. Entre eles, está a iniciativa que institui o Dia do Gari no calendário municipal e a que oficializa o evento “Ciranda Poética”, de autoria do vereador Júber Madeira Gomes. Jordana Madeira Dias teve aprovado o projeto que proíbe a contratação de artistas condenados por violência doméstica.

A matéria visa o veto ao patrocínio com recursos públicos em eventos culturais, esportivos ou de lazer, que tenham em sua produção ou execução, pessoas com comprovação de autoria em crimes de gênero. Também foram aprovadas proposições que tratam do incentivo à doação de órgãos, com autoria de Ronaldo Meireles de Sena “Capoeira”, e a instituição do Dia do Caçador, Atirador e Colecionador (CAC).

O texto apresentado pelo vereador Leandro Pascoal, com emendas do vereador Bernardo de Souza Rosa, causou longo e inflamado debate. Além das matérias legislativas, a reunião contou com a votação de requerimentos e indicações voltadas à infraestrutura urbana e rural, incluindo pedidos de pavimentação, drenagem pluvial, instalação de lixeiras e ampliação de redes elétricas em diversos bairros e distritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *