
Foto: Prefeitura de Itabira
Itabira segue consolidando ações de políticas públicas para beneficiar a primeira infância. Em encontro realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) nesta quarta-feira (24), foi apresentado o documento “Primeiras Infâncias: Indicador Suricato de Monitoramento e Avaliação (Prisma)”, desenvolvido pelo Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG), para auxiliar as cidades, além de monitorar e avaliar as ações voltadas às crianças com até seis anos. A vereadora Dulce Citi, apoiadora do plano, também participou do evento.

Dulce Citi. Foto: Câmara de Itabira
Os dados apontados possibilitam aprimoramento que garante efetividade nos investimentos na faixa etária. O encontro reuniu secretários municipais e servidores para fortalecer a implementação do Plano Municipal Intersetorial da Primeira Infância. A apresentação do Prisma, indicador que consolida informações de diferentes fontes, como Datasus, Sisvan e Censo Escolar, demonstrou a avaliação do desempenho dos municípios em três dimensões: educação, saúde, proteção e parentalidade.

Coordenadora da Educação Infantil, Eliane Citi. Foto: Prefeitura de Itabira
O investimento é na promoção do desenvolvimento integral das crianças, assegurando todos os seus direitos e fortalecendo a rede de proteção e cuidado. O documento será revisto por cada secretaria e encaminhado à Câmara Municipal para aprovação. “Com esse encontro, Itabira reafirma o seu compromisso com a Primeira Infância, colocando crianças no centro do desenvolvimento de políticas públicas, investindo em um futuro mais justo e humano”, celebra Edna Carvalho, gestora da SME.

Secretária de Educação Edna Carvalho. Foto: Prefeitura de Itabira
A partir dos dados, foi possível obter o diagnóstico integrado da realidade local, permitindo precisão na formulação das ações públicas. Os dados são referentes a 2023 e servem de parâmetro para a sequência das ações de proteção integral às crianças. Após a apresentação do Prisma, foi mostrado aos participantes o documento construído de forma participativa e articulada entre diferentes secretarias e o Comitê Municipal Intersetorial pela Primeira Infância, com diretrizes e metas que orientam a atuação do poder público.
Deixe um comentário