Bela Vista de Minas recebe projeto gratuito “Trekking do Conhecimento”

Foto: Divulgação

A cidade de Bela Vista de Minas, a menos de 40 quilômetros de Itabira, volta a receber o projeto Trekking do Conhecimento Cidades VIII, realizado pela Federação Mineira de Trekking e Enduro a Pé (Femitep). Após o grande sucesso na última edição no município, a iniciativa retorna com novas escolas, novas turmas de alunos e a abertura para toda a comunidade. O projeto é totalmente gratuito, viabilizado pela Lei de Incentivo ao Esporte de Minas Gerais e conta com o patrocínio da Fundação ArcelorMittal.

A primeira data do evento será na sexta-feira (3) a partir das 8h, com o trekking envolvendo os estudantes das escolas públicas participantes. No sábado (4), no mesmo horário, começa a atividade nas categorias: Melhor Idade (acima de 60 anos) e Trekkers (moradores, iniciantes ou já praticantes). As inscrições são gratuitas e estarão disponíveis clicando aqui. Como as oportunidades são limitadas e se esgotam rapidamente, a recomendação é garantir a inscrição assim que forem abertas.

Todos os participantes receberão camiseta oficial, planilha de navegação, e medalha de participação. As três melhores equipes de cada categoria receberão troféus de 1º ao 3º lugar. O trekking de regularidade é uma modalidade esportiva de caminhada em trilhas naturais que envolve estratégia, planejamento e precisão. Além de proporcionar benefícios físicos, como aumento da resistência, melhoria cardiorrespiratória e fortalecimento muscular, com integração com a natureza, traz saúde mental.

As atividades serão junto a seis escolas: as Estaduais, Padre Oswaldo de Podestá, Professora Adelina da Conceição Mendes, José Modesto Ávila; e as Municipais, Bento Augusto, e Sebastião Francisco de Ávila (em Bela Vista); e a Germin Loureiro (Monlevade), beneficiando mais de 546 estudantes, reunindo conteúdos que unem educação interdisciplinar, esporte e meio ambiente, por meio de uma apostila exclusiva que aborda técnicas do trekking, fauna e flora locais e lições de sustentabilidade.

O projeto ainda vai englobar a participação de 234 pessoas da comunidade, incluindo idosos. O ponto alto será a trilha prática organizada no Parque de Exposições Maestro Valdivino dos Santos, que também se estenderá para a área de mata da ArcelorMittal, proporcionando uma experiência completa. Além dos estudantes, o projeto amplia o acesso da população local ao esporte. Para isso, será oferecido gratuitamente curso online pelo site: www.femitep.com.br com preparação à prática do trekking de regularidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *