Cursos técnicos do Senac preparam profissionais para o cuidado emocional na saúde

Cursos de saúde do Senac

Durante o Setembro Amarelo, campanha nacional de reflexão e ações sobre o bem-estar mental, o debate sobre escuta e acolhimento qualificados na área da saúde ganha destaque. Especialistas argumentam ser necessário trabalhar essas competências desde o início da formação, preparando futuros agentes para lidar com situações de sofrimento psíquico de forma humanizada. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) prepara esses profissionais cada vez mais exigidos e buscados.

National Cancer Institute. Crédito: Unsplash

Fatores trabalhados em oficinas, simulações, situações reais e estágios. No Sistema Fecomércio MG, a escuta ativa aparece de forma transversal no currículo do curso. “Está presente em diversas disciplinas e práticas. O estudante aprende a ouvir sem interromper, acolher sem julgamento e responder com empatia. Isso é essencial não apenas para o cuidado eficaz, mas também para a prevenção de agravos, inclusive no contexto da saúde mental”, explica Júnia Canabrava, docente de Enfermagem do Senac.

Estágio em Instituição de Longa Permanência de Idosos. Crédito: Senac

Grande parte dos profissionais que prestam esse tipo de atendimento vem dos cursos técnicos em enfermagem. Em Minas Gerais, segundo o Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren-MG), são mais de 180 mil trabalhadores da categoria em atividade, mais que o dobro de médicos ou enfermeiros. Além dos conhecimentos clínicos, os alunos desenvolvem habilidades emocionais e comunicacionais, como empatia, autocontrole e comunicação clara.

Ainda segundo a professora do Senac, a qualificação de Técnico em Enfermagem tem papel fundamental na saúde mental dos atendidos. “O profissional está próximo do paciente e pode identificar sinais precoces de sofrimento. É um elo entre o paciente, a família e a equipe de saúde, oferecendo acolhimento imediato e contribuindo para um tratamento mais humanizado”, afirma Júnia Canabrava. A preparação mostra como a escuta pode ser uma ferramenta poderosa de cuidado e prevenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *