Começa projeto Incluir-Itabira. Atividades seguem até sábado (6)

Foto: Proex/Unifei

O projeto Incluir-Itabira, coordenado pelo professor Fernando Guedes da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), iniciou nesta quinta-feira (4) e segue até o sábado (6). Oportunidade para a comunidade participar de evento voltado à difusão das Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), promovendo a valorização da cultura surda e ao fortalecimento da acessibilidade em nossa região. São várias atividades culturais, palestras e oficinas, com participação gratuita.

Foto: Proex/Unifei

O projeto, além de capacitar profissionais, estimula a troca de experiências e amplia espaços de participação das pessoas surdas. Trata-se de Projeto de Extensão registrado na Unifei. No primeiro dia, Musical em Libras no Deck da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). Nesta sexta-feira (5), palestras e mesas redondas foram realizadas. Destaque para o evento às 16h com o tema: Papel das Associações de Surdos na Construção da Identidade Surda.

Foto: Proex/Unifei

Inicialmente, houve a palestra sobre Libras – Uma conquista história; com Antônio Campos, da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis); seguida de três mesas redondas: A Importância das Libras na Construção do ser Surdo; Empoderamento Surdo. As atividades estão sob a responsabilidade de docentes de quatro Universidades Federais. A de Minas Gerais (UFMG), Rio de Janeiro (UFRJ), Ouro Preto (UFOP) e São João del-Rei (UFSJ).

Foto: Proex/Unifei

No encerramento do evento, sábado (6), acorrem duas oficinas na Casa do Brás: Fernanda Soares sobre “classificadores”; Michele Murta com a oficina “Literatura Surda”; seguidas de rodas de conversa com diretores de associações, no mesmo local; educação bilíngue de surdos com Rosely Lucas; e promoção de conhecimento sobre Turismo Cultural Inclusivo, explorando espaços públicos de Itabira. A realização do evento é da pró-reitoria de Extensão (PROEX).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *