
Crédito: Flávio Samuel/GRS Itabira
Investimento de quase R$ 10 milhões
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Gerência Regional de Saúde (GRS) Itabira e do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Médio Piracicaba (CISURG-MP), inaugurou nesta quinta-feira (28) o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Regional do Médio Piracicaba. A cerimônia ocorreu nas bases descentralizadas em Barão de Cocais e João Monlevade. A ferramenta contará com seis bases descentralizadas, atendendo 27 municípios.
O serviço abrange toda a área de cobertura da GRS Itabira, beneficiando cerca de 470 mil pessoas com um atendimento de urgência mais ágil e eficiente. “Sabemos que, apesar da proximidade com Belo Horizonte, a região enfrenta desafios, como as estradas com alto índice de acidentes. Agora, com o SAMU Regional, teremos uma resposta mais rápida e eficiente, direcionando o paciente para o atendimento adequado no momento certo”, disse o gestor da SES-MG Fábio Baccheretti.

Crédito: Flávio Samuel/GRS Itabira
A nova composição do serviço começará a operar em quatro de setembro. “O SAMU qualifica o resgate e regula o atendimento, levando o paciente ao local correto no menor tempo possível”, afirmou o diretor da GRS Itabira, Maurício Geraldo Marques. As novas bases estão em Rio Vermelho, Ferros, São Domingos do Prata, Barão de Cocais, João Monlevade, Guanhães e Itabira, garantem melhor estruturação e mais agilidade no atendimento. Cada base foi planejada para reduzir o tempo de resposta.
Com essas atualizações, sobretudo em situações críticas, além do funcionamento em pontos estratégicos da região, somado ao apoio com às viaturas e às equipes multiprofissionais de paramédicos. A SES-MG em dezembro de 2023, destinou mais de R$ 9,9 milhões ao CISURG-MP, visando à implantação destes novos serviços. O próximo passo é formalizar contrato com o Estado, que assumirá a maioria do custeio. Os recursos serão fracionados.

Maurício Marques. Crédito: Flávio Samuel/GRS Itabira
A divisão será de maneira tripartite entre os municípios, o Estado e a União. Esta parceria financeira visa garantir a operação eficiente e adequada do serviço, assegurando a continuidade e expansão da cobertura de saúde na região. O CISURG administra a Central de Geoprocessamento e Regulação, que vai gerenciar os veículos e os recursos médicos. A equipe mais próxima, acionada pelo 192, vai garantir velocidade às 11 ambulâncias (três de suporte avançado).
Deixe um comentário