
Foto: Arquivo
Celebrado nesta sexta-feira (29), o Dia do Gamer é um marco para os fãs de jogos digitais em competições ou conexões entre comunidades do segmento. De acordo com uma pesquisa realizada pela Serasa em parceria com a Gamers Club, maior hub para jogos competitivos da América Latina, 43% dos brasileiros tem o costume de jogar esports, a partir do console, computadores ou notebooks. Entre quem joga, a atividade gera investimentos de até R$ 250 mensais. Quase 80% gastam até essa faixa de valor com a compra de jogos digitais; e 36% costumam adquirir pacotes de expansão, complementos de itens e funcionalidades adicionais.
Se por um lado o consumo digital tornou as aquisições mais baratas, por outro disponibilizou uma quantidade ainda maior de opções de formatos e plataformas de diversão: segundo a pesquisa, 24% dos gamers afirmam assinar algum serviço de acesso a bibliotecas de jogos online. Além disso, 59% costumam comprar jogos digitais para consoles ou computadores, e 15% realizam essas aquisições todos os meses, demonstrando a presença dos games no orçamento recorrente de grande parte dos brasileiros. A economia dentro dos próprios jogos também desempenha um papel relevante no comportamento dos gamers.
Segundo os dados, 87% dos jogadores costumam adquirir novos itens ou atualizações utilizando moedas virtuais conquistadas no próprio jogo. Além disso, 71% afirmam que consideram gastar dinheiro real para comprar essas moedas, caso o jogo ofereça essa possibilidade. “Em um cenário em que os jogos são uma válvula de escape para muitos consumidores, é preciso estar atento às compras impulsivas durante os momentos de diversão. O planejamento financeiro e o controle do orçamento são fundamentais para evitar o endividamento e garantir a diversão com consciência”, orienta Thiago Ramos, especialista da Serasa.
Há anos, os consoles deixaram de serem “brinquedos de criança” e passaram a fazer parte do cotidiano de jovens e adultos. Segundo o levantamento, 64% daqueles que afirmam jogar videogame, o tempo diário ocupado em partidas varia de uma a três horas. O estudo também apontou os principais motivos que levam as pessoas a jogarem e, para a maioria, é uma forma multifuncional de lazer. A comunidade gamer se consolidou como um dos maiores pontos de encontro no ambiente digital, criando laços que vão muito além do jogo em si. Nas plataformas sociais, fóruns e streams, jogadores compartilham dicas, experiências e oportunidades.
A atividade fortalece esse ecossistema que une entretenimento e pertencimento. Os canais que criam mais conexões são 47% apontam as páginas do Instagram como fontes essenciais, 42% citam canais do YouTube e 21% a Twitch. “O mercado gamer continua em plena expansão, impulsionado por uma comunidade cada vez mais engajada e por inovações tecnológicas que elevam a experiência de jogo a um novo patamar. A evolução na qualidade gráfica e na diversidade de títulos tem atraído cada vez mais jogadores, ampliado as possibilidades competitivas dentro deste cenário”, comenta Yuri Fly, CEO fundador da Gamers Club.
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