Dia D de imunização antirrábica, vacina 5.713 cães e gatos

Aconteceu no sábado (23) o dia D de vacinação antirrábica. Foram 28 pontos descentralizados e 5.713 pets imunizados. A vacinação contra a raiva continua na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na rua Jacutinga, 15, bairro Campestre, disponível de segunda a sexta-feira, entre 8h e 16h,. A mobilização segue até o dia 27 de setembro, quando acontece o segundo Dia D. A vacinação dos pets é obrigatória, mesmo para animais que não tenham contato com outros, como aqueles que vivem em ambientes restritos, como apartamento, por exemplo.

“Foi para a gente uma satisfação esse quantitativo, visto que na SMS temos o dever de controlar as zoonoses, isso também faz com que a população seja protegida. Trouxe a Sol, que é minha cachorrinha, e presenciamos a adesão maciça da população, demonstrando o trabalho e o comprometimento neste controle”, disse no Instagram a gestora da SMS, Fabiana Machado. “Tivemos vários postos abertos como Unidades de Saúde e pontos de apoio, com a coordenação do Controle de Zoonoses e da atenção primária”, acrescenta Joyce Quaresma, gerente de vigilância epidemiológica da SMS.

A imunização protege as espécies domésticas, reduzindo o risco de transmissão em pessoas. Esse procedimento, quando sistemático, cria imunidade de rebanho, dificultando a circulação do vírus e mantendo baixo o quantitativo de casos. Vacinar animais de estimação é responsabilidade de saúde pública. “Já é o segundo ano que eu venho trazer a Vitória. É uma cachorra muito especial e foi resgatada em condições sub-humanas. Hoje ela está sob meus cuidados. Parabenizo a todos pelo excelente trabalho,” comentou o morador do bairro São Francisco, Marco Aurélio, clique aqui e veja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *